terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Feliz Ano Novo

Hum? Achou que erramos o calendário? Rsss... Que nada! A maioria das pessoas dizem que o ano só começa depois do Carnaval e você? Alguma de suas metas para o ano de 2012 já foi concluída ou você também estava esperando o Carnaval passar? Conte seus planos, escreva-os, registre. É muito importante planejarmos o que almejamos; fica mais fácil realizar!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Carnaval


A festa de carnaval surgiu na Grécia entre os anos 600 e 520 a.C.. Por meio dessa festa, os gregos faziam seus rituais em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.
Mais tarde, o povo grego e romano introduziu bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a inaceitável aos olhos da Igreja. Mas, com o passar tempo, por volta de 590 d.C, a Igreja Católica adotou essa comemoração.A partir da admissão do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que exclui os “atos impuros”. Tal mudança foi profundamente espantosa aos olhos do povo, visto que saía das verdadeiras origens da festa, como a festividade pela alegria e pelas conquistas. Durante o Concílio de Trento, em 1545, a festa de carnaval voltou a ser um festejo popular.
No Brasil, por volta de 1723, o carnaval chegou sob influência européia. A festa acontecia através de desfiles de indivíduos fantasiados e mascarados. Os blocos de carnaval, com carros enfeitados e pessoas fantasiadas da forma semelhante à de hoje, surgiram apenas no século XIX. Adotada grandemente pela população brasileira, o carnaval se tornou uma das maiores festas do país. Graças às famosíssimas marchinhas carnavalescas, o carnaval brasileiro cresceu em número de participantes e em qualidade.

Antigamente, o carnaval no Brasil era denominado entrudo, um tipo de brincadeira de rua, que foi se inovando e modificando: novos elementos foram sendo acrescentados, como as sociedades carnavalescas, o grupo de foliões tocadores de tambores e zabumba Zé Pereira, os blocos, os cordões e os ranchos.
Arlequim, Columbina, Pierrô e o Rei Momo são figuras presentes até hoje na cultura do carnaval. O carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo distingue-se de outras cidades brasileiras, porque existe competição entre as escolas de samba. No entanto, é na capital do estado baiano, Salvador, que o calor humano é literalmente sentido com a presença de afoxés,blocos carnavalescos e trios elétricos.

Até a década 1930, as fantasias (fantasias adultas e fantasias infantis) eram simples, com trajes adaptados, tingidos, enfeitados de forma ingênua, visto que os materiais que poderiam enriquecê-las, como os adereços de cabeça, ornamentos, sapatilhas e tecidos, eram muito caros, sendo vistos mais nos desfiles de escolas de samba. Nos clubes e desfiles de rua, algumas fantasias de carnaval se tornaram mais famosas, como bobo da corte, caveira, colombina, diabo, malandro, médico, morcego, odalisca, palhaço, pierrô, príncipe, super heróis, vedete, dentre outros. As fantasias dos bailes de gala seguiram o modelo dos bailes de Veneza, em que eram avaliadas nas categorias luxo e originalidade. Já as fantasias das escolas de samba explicam a história contada na letra do samba enredo.As mesmas, precisam ser coerentes ao tema e aparecer em consonância com o conjunto da escola. Além da Comissão de Frente, que dá a primeira impressão da escola, as fantasias mais importantes numa escola de samba são as fantasias de Mestre Sala e Porta Bandeira.


E falando em Escola de Samba, você tem alguma preferida?  Como é comemorado o Carnaval no seu bairro, você participa? Compartilhe conosco sua opinião.
Nota explicativa: Sabemos que apesar do Carnaval ser uma manifestação popular, muitas pessoas por questões religiosas ou de gosto, não participam da festa. Como instituição, devemos respeitar a todos e por isso, esse ano, nossa escola não fará festa de Carnaval. Trabalharemos o tema pedagogicamente em sala, o assunto será abordado normalmente e os trabalhos confeccionados serão exibidos nos murais e posteriormente publicados aqui no blog.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

"Identidade: Todo mundo tem um nome"

Gente Tem Sobrenome
Composição: Toquinho / Elifas Andreato

TODAS AS COISAS TÊM NOME,
CASA, JANELA E JARDIM.
COISAS NÃO TÊM SOBRENOME,
MAS A GENTE SIM.
TODAS AS FLORES TÊM NOME:
ROSA, CAMÉLIA E JASMIM.
FLORES NÃO TÊM SOBRENOME,
MAS A GENTE SIM.

O JÔ É SOARES, CAETANO É VELOSO,
O ARY FOI BARROSO TAMBÉM.
ENTRE OS QUE SÃO JORGE
TEM UM JORGE AMADO
E UM OUTRO QUE É O JORGE BEN.
QUEM TEM APELIDO,
DEDÉ, ZACARIAS, MUSSUM E A FAFÁ DE BELÉM.
TEM SEMPRE UM NOME E DEPOIS DO NOME
TEM SOBRENOME TAMBÉM.
TODO BRINQUEDO TEM NOME:
BOLA, BONECA E PATINS.
BRINQUEDOS NÃO TÊM SOBRENOME,
MAS A GENTE SIM.
COISAS GOSTOSAS TÊM NOME:
BOLO, MINGAU E PUDIM.
DOCES NÃO TÊM SOBRENOME,
MAS A GENTE SIM.

RENATO É ARAGÃO,
O QUE FAZ CONFUSÃO,
CARLITOS É O CHARLES CHAPLIN.
E TEM O VINÍCIUS, QUE ERA DE MORAES,
E O TOM BRASILEIRO É JOBIM.
QUEM TEM APELIDO,
ZICO, MAGUILA, XUXA, PELÉ E HE-MAN.
TEM SEMPRE UM NOME E DEPOIS DO NOME
TEM SOBRENOME TAMBÉM.

Para quem ainda não sabe, o PPP (Projeto Político Pedagógico) da nossa Escola é "Para que a escola nos dê cidadãos". Nada melhor do que ter como pontapé inicial, a conscientização de quem somos, a estruturação de um auto-conhecimento e a construção de uma base firme para a formação do indivíduo. Então,.... mãos à obra! Está lançado o subprojeto "Identidade: Todo mundo tem um nome!" Nossas crianças, durante esse período de acolhimento, estarão desenvolvendo atividades relacionadas ao seu nome assim como também estará acontecendo a eleição dos nomes dos nossos mascotinhos. E você? Você sabe a origem e o porquê de você ter recebido o nome que tem? Comente e compartilhe conosco! Vamos adorar conhecer a sua história! Veja o que a nossas crianças da Educação Infantil já estão desenvolvendo.










segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Escola Completa!



É isso aí, pessoal!
Lugar de criança é na escola!
Acreditamos que por conta do Carnaval, as turmas ainda não vieram na sua totalidade, mas já deu pra ter o gostinho de recebê-los! Nosso desejo é que vocês crianças, responsáveis e professores, sintam-se à vontade nesse ambiente, cientes de seus deveres e determinados a alcançar conquistas!

Bom ano para todos! :)

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Vamos precisar de todo mundo!!


Alô você!!
Internauta experiente, apenas curioso ou novato nas ondas da internet.  Na verdade nada disso importa! A nossa felicidade é ter você aqui conosco, acompanhando nosso trabalho, contribuindo com sugestões e principalmente comentando o que fazemos com tanto carinho...!!
Na verdade esse post ao mesmo tempo que tem a função de dar um puxão de orelha, é também uma tentativa de instrução sobre como preencher o formulário de comentários, pois tivemos muitas pessoas dizendo que escreveram para nós e que seus escritos não apareceram.


Pois bem, vamos lá no passo a passo:
1 Abaixo de cada postagem tem uma numeração e uma frase " Comente você também". Clique nela!
2. A postagem aparecerá novamente, porém no final do post estará aberta uma janelinha onde alí você digitará o seu comentário e sua identificação. (Nome, escola de onde você é ou no caso de ser aluno escreva sua turma, ou se for responsável identificar por quem)
3. Abaixo dessa janelinha tem uma frase escrita "Comentar como" e ao lado tem uma janelinha de opções
4. Nessa janelinha tem uma setinha AZUL, acesse ela;
5. Escolha a opção anônimo e volte lá na janelinha do comentário e se identifique. (caso ainda não tenha feito isso no passo 2).
6. Clique em publicar e seu comentário sairá automaticamente no blog.

Viu como é simples?!
Temos 1.294 visitas já realizadas em nosso blog e sabe quantos comentários no total?! 21! :(

Ajude-nos a mudar essa realidade. Vamos fazer do nosso blog um veículo de aproximação. Participe conosco!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Semana de Capacitação

Nessa semana, a maioria dos professores estão envolvidos com as Capacitações. Nesse momento sabemos da importância de parar, ouvir e refletir para agir.Aí vem a pergunta:  Você ainda está naquela velha opinião formada sobre tudo? Nossa sugestão é de ressignificação!  Repense, pontue os acontecimentos para si
e faça a mesma coisa de um outro jeito. Ensine com um novo olhar!

Deixamos aqui algumas reflexões importantes
para esse início de ano.Bom trabalho a todos!



Sobre o PPP
Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico. Conhecer a direção que a escola pretende seguir é fundamental para que você possa levar propostas de ações concretas para o ano letivo. Participe da construção e/ou reformulação do Projeto Político Pedagógico de sua escola.

Sobre a utilização de espaços e materiais
Quando você sabe exatamente quais são os materiais e os espaços disponíveis na escola, consegue planejar melhor suas aulas e prever em quais períodos vai precisar de determinado recurso. Assim, é possível fazer o agendamento dele com antecedência e evitar que algo planejado não aconteça devido a impossibilidade de utilização de algum recurso. Organize-se e facilite a sua vida!

Participação efetiva
Seja um profissional ativo e leve sugestões para as reuniões com a coordenação / direção. Planejar em equipe permite pensar mais sobre conteúdos, objetivos e procedimentos. Apesar de as decisões acabarem sendo mais demoradas, o debate é bem mais proveitoso. Além disso, a equipe assume a responsabilidade de cumprir os combinados e estar aberta a cobranças e participação nos resultados. Acompanhar as metas programadas para curto, médio e longo prazo ajuda a detectar os problemas de aprendizado e repensar os planos de ação.

Fácil articulação
Saber o que o coordenador pedagógico espera do nosso trabalho, nos dá a oportunidade de cumprir os objetivos estabelecidos para alcançar as metas estipuladas para a escola neste ano letivo.

Conhecimento de causa
Os registros anteriores dos alunos são importantes para que você conheça o perfil de sua nova turma e tenha a oportunidade de discutir as estratégias de ensino que deram certo e as que não deram também. A troca de informações entre professores é fundamental para dar coerência à aprendizagem ao longo da escolaridade. Os registros mais interessantes são os que se referem às discussões críticas da turma, que apresentam observações sobre o processo de ensino e aprendizagem, reproduzem frases das crianças e reúnem exemplos da produção. Ou seja, são os que permitem construir o círculo da qualidade de ensino: planejar, realizar, documentar, analisar e replanejar.

Anamnese
Seja adepto dessa ferramenta antes de qualquer coisa que almeje realizar.Identifique se os objetivos da classe anterior foram alcançados, as conquistas da turma e os conteúdos que ainda precisam ser mais bem trabalhados. Conhecendo o que os alunos já sabem e o que ainda precisam aprender fazem a base para o planejamento de projetos e atividades específicas para a turma.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Início das aulas Educação Infantil

E já começaram as aulas da Educação Infantil!
Preparamos um período de adaptação bem acolhedor, com entrevistas agendadas com os pais para uma anamnese atenciosa e detalhada, juntamente com atividades ludicas para as crianças, voltadas para a integração.
Olha o que preparamos para a recepção de nossos pimpolhos!


Esses serão os mascotes da Escola e em breve estaremos fazendo uma campanha para batizá-los.
Não são uma gracinha?
Nós já adoramos. E pelo visto, as crianças também.
E você? Deixe sua opinião!