quarta-feira, 28 de março de 2012

Semana Feliz e Agitada

"Chegou chegou, tá na hora da alegria!
Chegou chegou, tá na hora da alegria!
No circo tem palhaço? Tem. Tem todo dia!
No circo tem palhaço? Tem. Tem todo dia!"


Nessa semana as professoras da Ed. Infantil arrumaram as crianças e eles adoraram!Vejam que belezinhas!






E o palhaço Carequinha, vocês conheceram? Xiiii... entreguei minha idade né? Compartilhe conosco. Você gosta de circo? Qual a sua opinião sobre a mudança ocorrida com relação a proibição de uso de animais no circo?

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Internacional da Água

E quem diria que um dia, nós iríamos correr riscos em virtude da ação do homem? Quem pensaria que a água entraria em escassez? Quem imaginaria que a natureza um dia ia revidar tudo o que é feito contra ela? São questões como essas que nossos alunos estão sendo convidados a refletir.São indagações desse tipo que devem ser feitas internamente a cada pensamento e intenção de ação sobre o meio ambiente, sobretudo sobre a vida. Aproveitando o dia internacional da água e o nosso subprojeto "Escola Sustentável, cidadão saudável", nossas crianças durante o dia de hoje estarão, além das avaliações diagnósticas, envolvidas em atividades sobre o tema. Participe também! Adote uma ação sustentável e faça a sua parte!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Sindrome de Down


"Eu sou diferente de você,
Você é diferente de mim,
Eu sou diferente de você 
E mesmo assim,
Você vai gostar de mim".

Se existe uma Síndrome que está pra lá de inserida em nossa sociedade, essa é a Síndrome de Down. E devemos considerar, sem dúvida que é uma conquista de muita luta!
Atualmente, a Síndrome de Down é mais conhecida, o que permite mais qualidade de vida, melhores chances e desenvolvimento para os portadores. Mas, infelizmente, esse avanço ainda não foi suficiente para acabar com um dos principais obstáculos que as pessoas com Down enfrentam: o preconceito.  
O dia 21 de março foi escolhido pela associação “Down Syndrome International” para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down em referência ao erro genético que a provoca. Todo mundo tem 23 pares de cromossomos. Quem tem Down tem três cromossomos no par de número 21 (daí a data 21/03). 
Você já deve ter ouvido falar que todas as características de uma pessoa - a cor da pele, dos olhos, o tipo e cor dos cabelos, a altura e tudo mais – são herdados dos pais, certo? Como? Por meio dos genes. São os genes, presentes nos cromossomos, que carregam tudo o que somos. Cromossomos são pedacinhos do núcleo das células que contém as características que cada um de nós herda do pai e da mãe.
Mas mesmo sabendo que existem semelhanças entre as pessoas com Down, não há exames que determinem, no nascimento, como a pessoa (criança, depois adolescente e adulto) vai evoluir durante a sua vida.  Mas hoje, com as descobertas da medicina, sabe-se que para a criança down desenvolver todo seu potencial é importante que, desde cedo, seja amada e estimulada pelos pais, irmãos e profissionais habilitados.
A alteração genética das crianças com Down faz com que todas elas sejam muito parecidas e tenham as seguintes características:
1 – hipotonia (flacidez muscular, o bebê é mais molinho);
2 – comprometimento intelectual (a pessoa aprende mais devagar);
3 – aparência física (uma das características físicas são os olhinhos puxados).

Aqui na Gastão não temos nenhuma criança integrada com Síndrome de Down mas não poderíamos deixar essa data passar em branco! Desejamos a todos que lutam por melhorias muita força e perseverança!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia da Escola


A escola é o nosso local de trabalho. Como é bom ter um, não?! Mas como avaliamos se esse local é bom, ruim, se falta algo e se estamos colaborando para que ele seja melhor? É muito interessante essa questão de referência. O que faz uma escola ser "melhor" que outra? Quais são os critérios estabelecidos pelos alunos, profissionais e responsáveis? Aqui na Gastão, aproveitando o nosso PPP, que é ligado a formação do cidadão, julgamos muito importante a elaboração e defesa de idéias dos nossos alunos. Baseado nisso, elaboramos uma pesquisa para que todos pudessem expor suas opiniões e inclusive idéias sobre nossa escola. Durante essa semana recolheremos as opiniões, depois montaremos um quadro com as informações recolhidas e analisaremos nossos pontos fortes e fracos. Compartilhe conosco! O que você acha que a sua escola tem de bom? Comente!

terça-feira, 13 de março de 2012

Acompanhamento Escolar

Reforço Escolar: 
Na maioria das escolas públicas brasileiras, é comum encontrarmos grande parte dos educandos com enormes dificuldades de aprendizagem. Esses alunos se sentem inferiores por não acompanhar o ritmo da turma e é com esse propósito que o reforço escolar vem romper as barreiras da desigualdade de raciocínio, auxiliando o professor a fazer com que os educandos adquiram as competências almejadas. O reforço tem que fazer parte do plano pedagógico da escola e deve ser desenvolvido na própria escola em um horário diferente do turno das aulas normais. Deve ter características diferentes das aulas, e ao mesmo tempo uma integração entre elas, para que o educando seja estimulado a aprender de forma nova. O reforço escolar tem por objetivo atender aos alunos em nível de desigualdade com o ritmo da turma, consolidando e ampliando os conhecimentos, enriquecendo as experiências culturais e sociais, para assim ajudá-lo a vencer os obstáculos presentes em sua aprendizagem.
No momento, ainda não recebemos estagiários para esse acompanhamento, mas contamos com o apoio pedagógico da professora Aparecida Lourenço,.que atende crianças já sinalizadas nesse período inicial das aulas.
Projeto Nenhum a Menos:
Para quem não conhece, esse projeto surgiu pela necessidade de atendimento às crianças que seriam candidatos à reprovação e certamente, a evasão escolar.Segundo a Secretária de Educação, Claudia Costin, “esse programa tem o objetivo de dar um salto na qualidade da Educação do Rio com todos os jovens e crianças, sem exclusão. Esses alunos poderiam engrossar as estatísticas de analfabetismo funcional, mas através do atendimento, eles não só possuem a oportunidade de ficarem no mesmo nível de sua turma, como recuperar prazer em aprender”.
Em nossa unidade escolar, temos X crianças do 3º. e 4º. ano que ficaram retidas no ano de 2011, que estão participando do Projeto Nenhum a Menos. O mesmo está sendo ministrado pela coordenadora pedagógica Patrícia Cabral, que atua apresentando atividades pedagógicas complementares nas 2as., 3as., e 5as, no contra-turno das aulas. 







Sala de Recursos:
Nossa sala de Recursos vem trabalhando no sentido de facilitar a efetiva inclusão do aluno especial, levando-o a superar suas dificuldades, vencer obstáculos, servindo como um elo entre a turma regular, a escola como um todo e a família. A professora Simone Lima vem realizando um trabalho diversificado e criativo, acolhendo em nossa unidade escolar 10 crianças até o momento.






Embora tenhamos estratégias para auxiliar a aprendizagem dos alunos, sabemos que tudo isso vale muito mais quando temos a certeza do acompanhamento dos pais, fazendo valer o direito da criança. É dever dos pais, criar e também educar. Educar, por outro lado, em sentido amplo, no propósito de transmitir e possibilitar conhecimentos, despertando valores e habilitando o filho para enfrentar os desafios do cotidiano. Deflui do artigo, 129, inciso V, do ECA que "os pais, além da matrícula, têm o dever de acompanhar a freqüência e o aproveitamento escolar do filho". O mero colocar na escola não elide a obrigação dos pais, reclamando a lei atuação no sentido de garantir a permanência, bem como no de observar e participar da evolução escolar da criança ou adolescente, avaliando seus progressos individuais e estimulando-os para que o estudo seja-lhes rendoso.
Contamos com vocês, pais!

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

Ser Mulher ...

Ser mulher é trazer beleza no olhar,
É superar os obstáculos por onde passar.
É ganhar o mundo com sua coragem,
É lutar pelos ideais sem esmorecer na viagem.

É amar incondicionalmente,
É dar a vida por sua gente,
É vencer o cansaço do dia a dia do batente,
É chegar em casa feliz e contente.

É sonhar, se embelezar, se arrumar,
É ter disposição para agradar!
É no final do dia,
Sorrir, se entregar e gargalhar.

É conseguir abraçar o mundo,
Fazer feliz todos que estão à volta
É se dedicar em tudo o que faz
Sem querer nada em troca.

Ser mulher é chorar escondido
É necessitar de ombro amigo
É muitas vezes ser abrigo
Para esse mundo tão corrido

Ser mulher é necessitar de espaço
É terminar o dia em um abraço
É saber que se fez importante
E será nos anos adiante.


(Direitos Autorais reservados a autora  Glauce Fontes)



terça-feira, 6 de março de 2012

Semana Carioca

Ahhh... Como sentimos orgulho em sermos cariocas, não?!
É exatamente assim que nos sentimos quando viajamos pelo Brasil em suas diferentes culturas e sotaques.
É exatamente assim, quando ouvimos alguém falar das belezas naturais e pontos turísticos de nossa cidade. 
Sabemos que a oportunidade de visitar e conhecer esses lugares, nem sempre alcança a todos, infelizmente. Uns pela dificuldade de condução, outros pela dificuldade financeira, mas enfim,... o importante é como instituição educativa, fazermos chegar a informação a todos e se possível, propiciar o encantamento, além do conhecimento.
Pensando assim, iniciamos nossa Semana Carioca com o aniversário de 447 anos da Cidade do Rio de Janeiro, ampliando a comemoração criando um subprojeto "Rio, Cidade Maravilha!", onde além de citarmos a Cidade do Rio nos dias de hoje, buscamos resgatar o Rio Antigo, informar e formar opiniões críticas, principalmente nas turmas de 5o. e 6o. ano sobre o olhar de um Rio de amanhã e a parcela de responsabilidade que cada um tem mediante a repercussão de suas ações. Julgamos importante termos esse orgulho dentro de nós, mas sabemos da importância de termos senso crítico em pontuar os fatores negativos da nossa cidade, passando pelo trânsito, pela violência e pela mudança de comportamento do carioca que antes era visto como "gente boa" e agora "gente estressada". Nesse subprojeto incluímos Música, apresentando inspirações poetizadas por autores de renome como Tom Jobim e Vinícius de Moraes, assim como tivemos um momento cívico onde astiamos a bandeira, cantamos o hino nacional e fechamos a solenidade com o hino "Cidade Maravilhosa". Incluímos um pouco de "Arte" deixando as turmas trabalharem com originalidade  e para fechar a semana tivemos a "Sessão Cineminha" com a projeção do filme "Rio".
A título de curiosidade, confeccionamos dois varais com os temas "Rio de ontem e de hoje", onde todos puderam perceber e trabalhar em sala a evolução dos tempos e "Locais do meu Rio de Janeiro", onde além das imagens, o histórico de cada ponto turístico complementava o trabalho.
Além de tudo isso, o 6o ano refletiu sobre muitos aspectos da nossa cidade e fazendo uso de manchetes de jornais e revistas, apresentou suas concepções nos murais da escola. Confiram as fotos e comentem!
























Livros trabalhados em Sala de Leitura. Meus Rios e História de uma Cidade