quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dia Mundial Sem Tabaco


O tema definido pelo governo brasileiro para o Dia Mundial sem Tabaco é : "Fumar: Faz Mal pra Você, Faz Mal para o Planeta". Acreditamos que o investimento na Saúde preventiva feita através de campanhas, realmente faça a diferença na questão da conscientização, mas faltou algo nessa frase, não?! Claro que faz mal ao planeta, porém mais preocupante que o planeta e noção de mundo, é conseguir a sensibilização para o coletivo. Faltou dizer, "Fumar: Faz Mal pra Você, para o Próximo a Você, Faz Mal para o Planeta". Não é à toa que a Lei que proíbe o fumo nos locais fechados em todo Brasil e a publicidade do tabaco foi tão discutida, mas o melhor é verificar que está fazendo a diferença. Segundo as estatísticas mais recentes do Ministério da Saúde, 15,1% da população adulta do Brasil fuma, enquanto em 1989 este índice se situava em 34,8%.
Crianças, sigam apenas os bons exemplos.
Responsáveis, sejam bons exemplos pros seus filhos.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Reunião de Responsáveis


Mais uma vez, a tentativa de trazer os responsáveis para escola e assim podermos juntos melhorar o rendimento, aprendizado e dividirmos responsabilidades, deu certo!
No sábado, dia 19/05, recebemos os responsáveis, cada um teve a oportunidade de conversar com a professora de seu filho, e depois, surpresa! Almoço na escola. Todos os responsáveis foram convidados a almoçar e responder um questionário sobre o cardápio. huuummm, delícia!


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Novidades!

Olá!!
Pra variar, muitos assuntos a registrar, propagar e postar. Vamos por partes!

Parte 1: Mal acabamos de realizar a festa das mães e já iniciamos a elaboração do Projeto da Festa Junina. Eita povo animado esse da Gastão né, gente?! Como esse ano é o centenário de Luiz Gonzaga, nada mais justo do que prestarmos uma bela homenagem ao "Rei do baião". Sim, ele será o tema da nossa festa! Iremos resgatar as tradições culturais de nossa comunidade, que possui grande número de descendentes nordestinos, e através do trabalho interdisciplinar e participação de todos da região, vamos trabalhar os costumes, a cultura e fazer uma festa bem bonita. Anotem aí na agenda!


Parte 2: Ontem, dia 16/05, iniciamos o Projeto "Informatizando o Pedagógico", para facilitar a vida do nosso corpo docente. Objetivando SEMPRE a diversificação de recursos para a aprendizagem, o projeto consiste em uma Capacitação de informática para as professoras, durante aproximadamente uma hora e trinta minutos, nos dias de planejamento. A intenção é dividir conhecimentos na área e ampliar as possibilidades de elaboração de aulas e atividades ricas, alegras, coloridas e animadas.Nesse primeiro dia foi apresentado o projeto e aplicado um questionário investigativo de conhecimentos de informática para que o curso realmente atinja a todos de maneira igualitária. Esse é o BOOM, o algo a mais, que preparamos pras nossas meninas. Torcemos para que seja um sucesso!



 Parte 3: Nessa semana iniciaram as inscrições para o CEC (Conselho Escola Comunidade. As campanhas começarão amanhã 18/05, e as eleições ocorrerão na próxima semana. Boa sorte aos concorrentes! Esse é um momento muito esperado por nossa escola, pois acreditamos no exercício da cidadania para construção do indivíduo, além da oportunidade que se abre para estreitamento escola-comunidade. Em breve postaremos as chapas!

Clique na imagem para acessar a página do evento

 Parte 4: No domingo estaremos no estádio João Havelange (Engenhão) assistindo o 28o. GP Brasil de Atletismo, evento patrocinado pela Caixa Econômica Federal. Parabéns aos 40 alunos que participarão do evento!

Parte 5: Festa das Mães! Essa é uma comemoração esperada por todos. Crianças, professoras e equipe ficam ansiosas pela chegada das mamães na escola. E não é por menos, não é mesmo?! Até hoje temos em nossa memória aquela musiquinha que em algum momento da vida cantamos para nossas mães: "Ela é a dona de tudo, é a rainha do lar... Ela vale mais para mim, que o céu, que a terra, que o mar..." Todos ficam empenhados em realizar trabalhinhos para elas, lembrancinhas e enchê-las de mimos. É uma data comemorada com muito carinho! As mamães que conseguiram comparecer ao evento, o nosso muito obrigada. Àquelas cujo ficaram impossibilitadas do comparecimento, nosso entendimento. E para aquelas mulheres que fazem o papel de mãe para alguém, o nosso reconhecimento... Curtam momentos da nossa festa!

Equipe que colaborou na ornamentação

Painel das mamães

Painéis preparados pelas turmas para a mamãe


















Momento making off

Pintura para a mamãe

As crianças aguardando o momento de se apresentar

As homenageadas do dia


Apresentações











Diretora da U.E Célia Maria

Mimo pras mães: Caneta flor com muito amor...

Viram como eram muitos assuntos? E você? Não acredito que não terá nada a dizer?

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Tudo ao mesmo tempo


Gente, tem tanto assunto pra postar de coisas legais que aconteceram e estão acontecendo na escola... Vocês vão acompanhar e me darão razão...
Minha vontade era fazer uma miscelânea no post de hoje, mas vamos ver como ficará essa semana .Vamos lá?!?!

Por conta do Programa Saúde na Escola, do Projeto Medidinha Certa do Fantástico, e do dia Mundial da Saúde (07/04), a professora de Ed. Física Margareth Lobo  elaborou um subprojeto " O desenvolvimento global infantil com a prática da atividade física". Objetivando trabalhar em suas aulas a importância da boa alimentação e da prática de esporte na obtenção de uma vida saudável, as crianças foram medidas e pesadas e no prazo de 3 meses serão reavaliadas. Como se trata de um subprojeto interdisciplinar, além da Educadora Física, contamos com a participação de dentistas falando sobre saúde bucal, nutricionistas falando sobre alimentação saudável e um pediatra falando sobre o desenvolvimento infantil.  O legal é que todos estão de olho um no outro e a ideia foi absorvida e internalizada. Como as solicitações  dos responsáveis são muitas, contamos com a ajuda da Dra. Jéssica Borreli indicando 10 dicas para melhora dos hábitos alimentares das crianças. Ela ainda afirma que: " Os hábitos alimentares adquiridos na infância tendem a se solidificar na vida adulta. Portanto, é importante que neste momento, se tomem medidas que promovam uma vida saudável".

1. Converse sempre com a criança sobre a importância do consumo destes alimentos para o crescimento saudável.
2. Inclua, no inicio da refeição, uma porção pequena destes alimentos para que ela experimente.
3. Coloque, diariamente, uma opção no prato (legumes ou verduras) para que a criança se familiarize com o alimento, mesmo que ela não coma.
4. A apresentação dos alimentos é importante para aceitação pela criança. Ofereça-os de diferentes formas: rodelas, cubinhos, cozidos, crus. As de pouca idade gostam de comer com as mãos. Corte os vegetais como, por exemplo, a cenoura, a beterraba e o pepino, em palitos ou ofereça o tomate cereja, a cenoura baby etc.
5. Exponha o mesmo alimento diversas vezes e estimule a criança a consumi-lo. Esta estratégia aumenta a aceitação da criança a determinado alimento. Muitas vezes a aceitação ao novo alimento poderá ocorrer somente após várias tentativas (de 12 a 15 vezes). Não desista!
6. Para crianças menores, apresente a refeição de forma lúdica: colorido com desenhos, carinhas, sorrisos. Por exemplo: monte um boneco no prato (use brócolis como cabelo, o palito de cenoura como nariz, o tomate cereja como os olhos). Seja criativo!
7. Os pratos de pais e familiares mais próximos são os principais exemplos. Portanto, é fundamental que a família toda inclua hábitos alimentares mais saudáveis. As crianças são mais propensas a provar um novo alimento se veem outras pessoas consumindo o mesmo tipo de comida. Cuidado, pois o mesmo acontece com alimentos não saudáveis como fast foods, frituras, doces!
8. Não esconda as verduras e legumes no meio da comida da criança. Se o fizer, deixe sempre uma pequena porção à vista.
9. Não ofereça recompensas! Por exemplo, “se comer a salada, ganha um doce”. Esta estratégia pode tornar as verduras e legumes indesejáveis e o doce o alimento preferido da criança.
10. Convide a criança a participar da elaboração das refeições: auxiliar na escolha dos ingredientes, no preparo da comida, ou na montagem do prato. As crianças normalmente se interessam pelo que preparam.




Salão do Livro

No dia 27/04, nossa coordenadora, juntamente com a Professora Osvaldice (sala de leitura), foram ao Salão do Livro e adquiriram novos exemplares para o acervo de nossa Sala. As crianças já estão manuseando e em breve estaremos com novo subprojeto acontecendo. Obrigada meninas pela disponibilidade!



Rio +20!

E parecia que faltava muito tempo pra Conferência Rio +20, não é mesmo?! Pois é... Já tá aí! Mês que vem nossa cidade sediará mais um encontro sobre Sustentabilidade. Além do que já estamos fazendo com nossas ações em prol de uma vida melhor e mais saudável, vem aí o concurso de versos da Gastão.


COC

No dia 09/05 realizamos o nosso Conselho de Classe. Foi o máximo! Fizemos dinâmica (caixinha de segredo), discutimos textos e refletimos sobre o tema avaliação. "Batemos boca"  construtivamente, trocamos idéias e estratégias sobre casos individualizados, analisamos o quadro de  conceitos e tivemos a ideia inicial de como se encontra nossa U.E atualmente, o que foi muito construtivo para o grupo. Pontuamos nosso foco de trabalho e necessidades, além de termos vislumbrado nosso segundo bimestre positivamente. Muita coisa está por vir! Confira!

Diretora Célia abrindo o COC

Apresentação da pauta do COC

Texto para reflexão: Uma loja chamada Educação


Mimo de agradecimento

Vídeo elaborado para o COC