quinta-feira, 26 de setembro de 2013

ROTINA

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO NO PLANEJAMENTO, NA VIDA!

Ter uma rotina diária com atividades programadas deixa a criança segura, contribui com a construção da autonomia e faz com que ela tenha mais disciplina. Não é só adulto que gosta de organização, a criança também! É nesse momento que se começa a perceber o tempo de cada atividade, a iniciação às regras, a importância do cumprimento dos deveres para ter acesso aos direitos, e tudo acaba fluindo bem. Montar um roteiro e segui-lo todos os dias, com horários e uma seqüência de atividades que seja compatível com o tempo de dispersão das crianças, é importantíssimo para o seu desenvolvimento. 


A rotina permite administrar o nosso dia-a-dia.
Saber o que esperar acalma a ansiedade e permite prever o que esperar.. As rotinas transmitem também segurança, pois regulam o nosso comportamento, nos dão indicações daquilo que esperam de nós. Saber que depois de tomar banho vamos jantar, que depois de comer vamos escovar os dentes ou que depois de ler uma história vamos dormir, permite antecipar o futuro e adequar o nosso comportamento para a próxima tarefa.



Assim acontece na escola. A criança sabendo que na terça tem aula de inglês, na sexta tem parquinho, ou na quarta tem aula de Educação Física, dá a ela uma noção de tempo semanal. Além dessa organização semanal, quando há uma rotina diária, melhora ainda mais. Chegar na sala de aula e juntamente com a professora saber tudo o que está planejado para acontecer naquele dia, trás uma noção de administração e competência para dar conta de tudo.
Essa previsão do futuro transmite confiança à criança para saber que quando acaba a escola, a mãe vai buscá-la de volta para casa. Que quando chegar em casa também terá uma rotina de afazeres até que o dia termine. Há crianças que preferem chegar a casa e brincar primeiro e depois fazer os trabalhos e outras preferem fazer os trabalhos primeiro e a seguir brincar; ver televisão, não importa. O que importa é dividir o tempo da criança com uma supervisão. Ensinando a ela a importância do cumprimento das atividades sabendo o momento de transição de uma para a outra sem desmotivar.


Os pais comentam muito sobre a falta de rotina de seus filhos, seja em relação aos horários não estabelecidos, aos hábitos não internalizados, às regras não colocadas ou não obedecidas, a falta de disciplina, de organização, ou seja, a falta de rotina da geração.

A criança pede a rotina, pois ela necessita de referência, de limite. Portanto a verdadeira dificuldade das crianças com a rotina é a mesma dificuldade dos pais. Enquanto não soubermos viver com o simples da vida, não suportaremos a rotina e conseqüentemente não conseguiremos passar estes valores para nossos filhos.


Um exemplo simples que pode nortear os pais como dificuldade para colocar limites, por exemplo, é o horário de dormir. É importante que as crianças em casa tenham hora para tudo também e não só na escola. Ter uma hora certa para dormir durante a semana reduz as discussões na hora de ir para a cama e no fim de semana pode haver um combinado de dormir mais tarde.

A rotina é uma organização consciente que a criança vai aprendendo em sua casa desde o nascimento e se inicia com a constância repetitiva de ações que os pais vão pacientemente repetindo, ensinando, fazendo junto, como os horários, higiene, lazer, estudo, enfim os hábitos vividos pela família; que na escola também são orientados.


A rotina é uma história cotidiana, é uma constância repetitiva que não deve ser desistida nem por pais nem professores.
E você? Tem a sua rotina diária? Comente conosco o assunto.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

AS CRIANÇAS ADORARAM

Nós assinamos o Pacto da Alfabetização (PNAIC) e estamos trazendo mudanças para muita gente.
Além das crianças, as mudanças também acontecem nos dias de sábado das professoras Tânia, Osvaldice e Fátima, que estão fazendo o curso ministrado pelo SIMEC. Elas têm se dedicado bastante nas aulas e já estão aplicando os ensinamentos em suas turmas. De acordo com o planejamento de cada uma das professoras, atividades no cantinho da leitura e dos jogos educativos são aplicadas.

O objetivo desse pacto é colaborar para que as crianças se alfabetizem dentro da idade certa e programada de acordo com a expectativa etária. As crianças estão adorando a novidade do cantinho da leitura em sala, pois além dos dias de sala de Leitura, ainda podem com a professora regente da turma ler e fazer atividades criativas que estimulam o aprendizado, mesmo dentro de sala de aula.

Parabéns professoras pelo empenho! Parabéns crianças pela melhora de cada dia! Confiram como ficaram os espaços e a alegria das crianças ao utiliza-lo.





















quinta-feira, 19 de setembro de 2013

RECUPERAÇÃO PARALELA



A recuperação paralela serve como suporte em eventuais necessidades do educando, numa sistemática que permite rever conteúdos não assimilados.

O objetivo da recuperação Paralela é fazer com que os alunos que não obtiveram um bom aprendizado nas etapas anteriores as quais já passaram, possam resgatar esses conteúdos e acompanhar a turma em que está inserido, participando ativamente das propostas de conteúdo que devem ser alcançadas, avançando com mais tranqüilidade e segurança, construindo novas aprendizagens.

Em nossa escola, o processo é iniciado a partir do diagnóstico realizado pela professora regente da turma em que o aluno está inserido e partindo de una revisão de aprendizagens que o aluno já possui, é traçado um novo foco para sanar os conteúdos não assimilados e as dúvidas ainda existentes.

Esse processo acontece concomitantemente. O aluno assiste às aulas dadas pela professora a todos da turma, e simultaneamente, a mesma ainda prepara propostas diferentes aos que participam da recuperação paralela. Exaustivo? Sim. Mas é preciso.

Para cada ano a estratégia de recuperação paralela acontece de maneira diferente, porém existem alguns trâmites que são realizados por todas as professoras igualmente, como o diagnóstico e relatórios, por exemplo.

As informações sobre o aluno são inseridas em seu registro de classe, todos os trabalhos propostos são elaborados, registrados, colados em um caderninho individual e arquivados. Em centros de estudo são avaliadas as estratégias e resultados do trabalho com cada aluno.


Fica a certeza de que depois de todo esse trabalho todo mundo avança? Claro que não! Mas fica a certeza de que cada profissional está fazendo a sua parte com seu aluno, a parte dentro de uma equipe, a parte dentro de uma rede compromissada com a Alfabetização e a parte com o que jurou no momento de sua formatura quando optou por ser um profissional de Educação.


 
 
 


terça-feira, 17 de setembro de 2013

ESTAMOS NO RIO EDUCA!

De tanto falarmos no Projeto Folclore, olha onde fomos parar!
O subprojeto faz parte do eixo temático do 3º bimestre.
Falar sobre Cultura tem tudo a ver com o nosso Projeto Político Pedagógico, pois não existe formação do indivíduo sem haver o respeito ao outro sem discriminação. Conhecer culturas, costumes, linguagens, tradições, e tudo mais que o tema nos trás de oportunidades de trabalho, faz com que as crianças consigam enxergar no outro, aquilo que pode não pertencer a ela própria mas que merece uma valorização.
Conheça mais sobre o projeto, visitando o Portal Rio Educa, clicando na imagem abaixo.


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

SEXTA FEIRA 13


Ainda trabalhando o eixo Cultura, Projeto Folclore; as professoras conversaram com seus alunos durante essa semana sobre superstições, devido termos uma sexta feira 13 no calendário de setembro.
Superstição é uma espécie de crendice popular que não possui explicação científica. As superstições são criadas pelo povo e costumam passar de geração para geração. Então? Todos concordam que superstição é folclore? 
- Cruzar na rua com um gato preto dá azar;
- Quebrar um espelho provoca sete anos de azar na vida de quem quebrou;
- Passar por debaixo de uma escada dá azar;
- Achar um trevo de quatro folhas trás sorte;
- Pé de coelho trás sorte;
- Deixar um sapato ou chinelo de cabeça para baixo pode provocar a morte da mãe;
- Abrir guarda-chuva dentro de casa pode atrair morte;
- Toda sexta-feira 13 é um dia perigoso e podem ocorrer fatos ruins para as pessoas;
- Jogar moedas numa fonte de água pode realizar um desejo da pessoa que jogou;
- Bater três vezes numa madeira pode evitar eventos ruins;
- Comer manga à noite passa mal.

E você possui alguma que possa acrescentar a nossa pesquisa?

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

PROVÉRBIOS

A turma de Projeto NCM, 7601 pesquisou sobre provérbios no Projeto Folclore.Eles aprenderam que Provérbio é uma sentença de caráter prático e popular, que expressa em forma sucinta, e não raramente figurativa, uma ideia ou pensamento. Algumas pessoas utilizam provérbios em suas falas, como maneira de expressar culturas familiares. São frases ditas desde a época da vovó e que todos vieram repetindo, aprendendo e dando significado. A  professora Andrea conversou com cada um, solicitou que pesquisassem em casa os provérbios utilizados no dia a dia. Em sala fizeram uma lista com os provérbios trazidos, interpretaram e até brincaram de fazer alterações. Foi uma experiência muito atrativa, ainda mais para essa turminha que tem dificuldade de leitura e interpretação. Brincar com os provérbios foi um jeito muito legal de aprender! 
Abaixo, o mural ilustrado e alguns provérbios trazidos.


A água de Janeiro vale dinheiro.

A carne é fraca.

Cavalo dado não se olha os dentes.

A esperança é a última a morre

A galinha da minha vizinha é mais gorda que a minha

A melhor defesa é o ataque.

Mentira tem perna curta

À noite todos os gatos são pardos.

A ocasião faz o ladrão.

A palavra é de prata e o silêncio é de ouro.

Roupa suja lava-se em casa

A união faz a força.

Vingança é um prato que se come frio.

Pro bom entendedor, meia palavra basta.

Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

Ajoelhou, tem que rezar.

Não ponha a carroça na frente dos bois

Melhor prevenir que remediar.

Antes só que mal acompanhado.

Antes tarde do que nunca

As aparências enganam

As paredes têm ouvidos

Beleza não põe mesa.

Aqui se faz, aqui se paga

Cada macaco no seu galho

Cada um com seu cada um.

De boas intenções o inferno está cheio.

De grão em grão a galinha enche o papo.

É de pequeno que se aprende

A pressa é inimiga da perfeição

Devagar se vai ao longe.

Dos males o menor.

Em terra de cegos, quem tem um olho é rei.

Errar é humano, persistir no erro é burrice!

Faça o que eu digo, não faça o que eu faço.

Filho de peixe, peixinho é.

Gato escaldado tem medo de água fria.

Mulher prevenida vale por duas

Sorte no jogo, azar no amor.

Deus ajuda quem cedo madruga.

Mais vale um pássaro na mão do que dois voando

Se correr, o bicho pega. Se ficar,o bicho come.

Melhor cortar o mal pela raiz

Nem tudo que reluz é ouro.

O amor é cego.

O barato sai caro.

Pau que nasce torto morre torto.

Pimenta nos olhos dos outros é refresco

Quem avisa, amigo é.

Quem desdenha quer comprar.

Quem é vivo sempre aparece

Quem não tem cão, caça com gato

Santo de casa não faz milagre

Tal pai, tal filho.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

QUEM DISSE QUE ESCOLA TEM QUE SER TRADICIONAL?

Semana animada da Educação Infantil. 
Tev folclore, música, letramento, animação e disposição!
Confira!

Pai Francisco - Palavrinha trabalhada, VIOLÃO


Dança da laranja - Palavra trabalhada, LARANJA

FOLCLORE 4º ANO

E voltando ao Projeto Folclore, o 4º ano apresentou seus trabalhos e pesquisas sobre culinária.
O que tem no tabuleiro da baiana hein gente?!
Surgiram várias receitas e particularidades de cada família, trazidas de sua região.
Huuummm... Só faltou o cheirinho né?!








terça-feira, 3 de setembro de 2013

PROJETO REDE

Olá!
Estamos no Rio Educa!
Dê uma passadinha por lá, clicando na imagem abaixo e prestigiem o nosso Projeto!:

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

II SEMANA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

De 26 a 30 de agosto, aconteceram atividades diversificadas para as crianças da Educação Infantil. Em especial, nos dias 29 e 30, as crianças da nossa escola tiveram a oportunidade de além de brincar, também almoçar com o seu responsável, sendo essa, mais uma iniciativa do Projeto Degusta, onde a oportunidade de provar a merendinha que o filho come acontece. Outro momento importante foi a entrega das novas escovinhas e pastas de dente. O incentivo a higiene também é primordial nessa fase de nossas crianças. Contamos com os responsáveis nessa orientação.
Foram dois dias de alegria contagiante!
Veja abaixo algumas fotos.

A receptividade da Direção - Diretora Célia e Adjunta Patrícia


O carinho da montagem do kit

Kits escovação

Professora Ana Paula - Pré 1








 Pré 1

Professora Martha - Pré 2 

 Pré 2