quinta-feira, 31 de outubro de 2013

MARATONA LITERÁRIA DA PRIMAVERA

Na semana de 21 a 25 nossos alunos leram e trabalharam algumas obras literárias sobre o tema Primavera. Essa foi a nossa Maratona da Primavera, onde cada professor escolheu um livro para ler com a sua turma e desenvolver atividades sobre. Depois desse primeiro momento, cada livro foi passado de sala em sala em um sistema de rodízio,  para que a informação fosse multiplicada. Houve reconto, trabalhos artesanais, criação de novas histórias baseada na que foi lida, enfim, cada professor criou sua estratégia de trabalho.
O resultado?! Muito aprendizado, alegria nas turmas e nova dinâmica na aula. Se as crianças gostara? Confira! No nosso facebook temos mais fotos publicadas. Clique AQUI e compartilhe!





Ontem, dia 30/10, realizamos a Exposição da Maratona Literária da Primavera e ficamos muito felizes com a presença dos responsáveis mais uma vez prestigiando o trabalho de seus filhos, professores e escola. Agradecemos a todos que puderam estar presentes e passaram o finzinho da manhã e da tarde conosco.

Foi  bastante engrandecedor ver os responsáveis foleando os livros, interessados na história e se mostrando bem satisfeitos com o resultado.


Os murais ficaram lindos e no final da exposição todos quiseram fotografar com as margaridas de patchwork que ficaram um arraso! Confiram as produções.

A flor amarela

O caso da lagarta que tomou chá  de sumiço

A margarida friorenta

Romeu e Julieta

A Bela Borboleta

Era uma vez num jardim

A flor do lado de lá

Rua Jardim, 56

Frederico Godofredo

A borboleta azul



A menina das borboletas


O girassol solitário



Sementes de girassol de lembrança para plantar

 

No total, foram 13 livros lidos em uma semana! Ufa! Isso que é Maratona! Agradecemos aos professores e crianças por terem entrado nesse desafio.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

OS DOIS MAIORES BENS

Todo mundo quando fala sobre políticas públicas foca seu discurso em dois pilares como os mais importantes: Saúde e Educação. E que tal unir essas duas instâncias em prol das nossas crianças? A iniciativa é maravilhosa não? Pois bem. No último dia 24/10, nossa escola recebeu a visita de profissionais especializados para sondagem de como anda a Saúde dos alunos de nossa unidade escolar. Essa iniciativa faz parte do projeto Saúde nas Escolas e estiveram presentes conosco uma dentista, uma fonoaudiologista e uma oftalmologista.  Agradecemos a visita e aguardamos os próximos procedimentos para continuidade de atendimento.








 
 


terça-feira, 22 de outubro de 2013

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

MERGULHADOS EM LIVROS

Desde a semana do dia 07, após as provas, estamos envolvidos com os livros complementares de leitura.
Além da Maratona de Histórias que aconteceu no dia 11/10, também planejamos como culminância do nosso terceiro bimestre, uma MARATONA LITERÁRIA DA PRIMAVERA. Já viram, né? Estamos investindo nas escolhas adequadas para cada faixa etária e o incentivo à leitura já está dando bons frutos.


Inclusive a sala de leituras fez um trabalho com o livro Asas de Papel, enaltecendo a importância da leitura, Confiram também o resultado resultado.









sexta-feira, 18 de outubro de 2013

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

COC ESPECIAL

Nosso COC aconteceu no dia 14 de outubro, segunda-feira.
Dentre todos os informes citados, projetos analisados e outros iniciados, conversas de grupo sobre o desenvolvimentos dos alunos e conceitos, existia um "Q" especial para o dia. 
Teve um vídeo surpresa, lembrancinha para a equipe, almoço e muitos elogios ao trabalho que vem sendo desenvolvido. Confira!






quarta-feira, 2 de outubro de 2013

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

O PPP de nossa escola é diretamente ligado a questões de cidadania e tem como título ”Para que a escola nos dê cidadãos.” Vamos repetir pausadamente: PARA... QUE... A... ESCOLA... NOS... DÊ... CIDADÃOS.
O que vocês entendem sobre essa frase e essa proposta? Uma escola de formar gente? Uma gente com informação? Uma escola preocupada com a formação de uma gente que vira cidadão?
Na verdade, quando o PPP foi criado, o maior desejo de todos os profissionais, era que o aluno da escola, ao término de sua trajetória escolar conosco, além das propostas pedagógicas alcançadas, que eles tivessem aprendido a ser autônomos, a pensar antes de agir, a se colocar, a se expor e a respeitar as pessoas em todos os aspectos.
Entendemos a educação para a cidadania como um componente fundamental da democracia e não há como falar das duas sem citar a política. Cidadania é a coragem de compartilhar os esforços em instituir uma sociedade livre, justa e solidária sendo preocupada com cada um. Os dois termos, democracia e cidadania, indicam a reflexão na atuação da vida em sociedade que a todo tempo nos cobra uma postura política, seja para uma melhor relação com o outro ou como uma expressão ou a atitude em relação a certos assuntos e problemas . 
Como afirma Boff: "o ser humano é um ser de participação, um ator social, um sujeito histórico e coletivo de construção de relações sociais o mais igualitárias, justas, livres e fraternas possíveis dentro de determinadas condições histórico-sociais".
Através do entendimento, conhecimento social e o desenvolvimento político, os alunos vêm se desvendando como instrumentos de emancipação e autonomia para entender a sociedade e atuar como autor, construtor e reconstrutor de realidades. 
Quando pensamos a democracia unicamente como ideal de igualdade, acabamos por aniquilar a liberdade. Existe um grande perigo em conceber todos os indivíduos como iguais, pois excluiremos o direito democrático da diferença, a possibilidade de pensar de maneira diferente, de fazer diferente e de ser diferente. Podemos partilhar opiniões e agirmos diferente. Isso se chama respeito ao próximo. Indo mais a fundo, isso se chama Educação.

Alguém já viu relações sociais igualitárias e igualdade de direitos serem construídas sem o livre arbítrio?
É importante que jamais deixemos nos levar pelo bando e sim por opções de escolha. E sabemos que para cada escolha, existe um raciocínio único e pessoal. Um motivo. Uma justificativa.
Para quem não sabe a definição da expressão Livre-arbítrio, ela é usada para significar a vontade livre de escolha, as decisões livres, juízo livre. É a capacidade de escolha pela vontade humana entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, conscientemente conhecidos. É uma proposta filosófica que defende que a pessoa tem o poder de decidir suas ações e pensamentos segundo seu próprio desejo, necessidade e crença.
A pessoa que faz uma livre escolha pode se basear em uma análise relacionada ao meio ou não, e a escolha que é feita pelo agente pode resultar em ações para beneficiá-lo ou não. As ações resultantes das suas decisões são subordinadas somente a vontade consciente do agente e a conseqüência que será acarretada. Tal percepção é chamada algumas vezes de "experiência da liberdade".
Que nossos alunos em um mundo muito próximo da vivência deles e de seus desenvolvimentos, possam viver com responsabilidade essa experiência de liberdade defendendo seus direitos sem esquecer os seus deveres.
Que assim como eles, tenhamos a coragem de nos responsabilizar por cada ato decidido pelo nosso livre-arbítrio, sem nos escorarmos no outro.
E que em resposta às indagações iniciais, possamos dizer convictamente que nossa escola está focada no  acerto da formação do cidadão e a execução de tal proposta  não é pra qualquer um não!. Por isso, nesse post , gostaríamos de parabenizar e agradecer a toda equipe Gastão Monteiro Moutinho pelo comprometimento e luta de cada dia em colaborar para que nossa escola seja uma escola de vida!

terça-feira, 1 de outubro de 2013

DIA DO BRINCAR

Toda última terça do mês, a rede municipal convida as creches e escolas que possuem Ed. Infantil, a comemorar o dia do brincar. Na última ocorrida, a Profª Martha Rocha trabalhou a Amarelinha. Utilizando vídeo, música, trabalho matemático (formas geométricas e numeração), letramento (AMARELINHA) e o jogo em si; ela primeiramente perguntou quem conhecia a brincadeira, pediu para cada um desenhar o que imaginava que seria e então começou o trabalho. As crianças adoraram! Foi uma festa! Confiram.


 IDEIA ESPACIAL DAS CRIANÇAS EM RELAÇÃO A AMARELINHA







APRESENTAÇÃO DO VÍDEO COM A MÚSICA DA AMARELINHA



APRESENTAÇÃO DA AMARELINHA COM FORMAS GEOMÉTRICAS




ENTREGA DO MATERIAL E CONFECÇÃO DA AMARELINHA














A COLOCAÇÃO DOS NÚMEROS E A ESCRITA DA PALAVRA












A HORA DA BRINCADEIRA DE AMARELINHA





 O ORGULHO DA PRODUÇÃO DE CADA UM