quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS! UHHUUU!

Dúvidas sobre as férias pai?
Mamãe já está de cabelo em pé?
Calma! Nós vamos ajudar!

A programação de férias tem de ser montada com a ajuda do principal interessado: seu filho. Lógico que tem que ser levado em conta à disponibilidade financeira e possibilidades de horários de cada um, e por isso as férias começam com uma conversa séria sobre o que vai dar e não vai dar pra fazer.
Valorize o seu momento com seu filho, pois não vale o quanto tempo você tem de disponibilidade de estar com ele, mas que esse pouco tempo seja de qualidade e que possa trazer benefícios para todos.

Como dica inicial, reúna sua família e pegue um recipiente onde as sugestões serão depositadas. Distribua uma folha pra cada um e uma caneta onde todos escreverão seus desejos. Cada um pode colocar quantas opções quiserem. Depois de todos já terem terminado, comecem a abrir cada papelzinho para saber quais são as sugestões. Vocês vão se surpreender pois o desejo de um vai acabar coincidindo com o desejo do outro. Com certeza vocês terão programações para as férias inteirinhas! Afinal de contas, O importante em período de férias é: DEIXAR AS CRIANÇAS OCUPADAS !  

Dica 1: Jogos, muitos jogos!
Essa é uma das melhores opções de se manter a família unida brincando. Além disso, é a oportunidade dos pais observarem como é o comportamento da criança quando se vê um uma disputa.

1.1  Adedanha: Esse jogo pode ser brincado tanto no papel como apenas falado.
      Vai depender da faixa etária da criança. Todos os integrantes da brincadeira colocam um número com os dedos quando se acaba de falar a palavra A-D-E-D-A-N-H-A. O alfabeto vai sendo pronunciado de acordo com o número que foi colocado na soma de todas as mãos. A partir da letra que deu, todos começam a falar palavras com essa letra. Vence o que não esgotar o seu estoque de palavras. O acordo da categoria das palavras deve ser feito anteriormente.


 
   1.2  Bingo de Números e letras: Imprima cartelas de bingo contendo letras e também




      pode em outra data imprimir com números para diversificar a brincadeira e treinar tanto Português como Matemática.. Você não precisa ter uma roleta, basta que você imprima as letras do alfabeto e os números, recorte-os e coloque em um recipiente ou um saco plástico. A medida que as letras forem cantadas, a criança tem que identificar na sua cartela.





1.3 Competição de caça palavras: Imprima caça palavras já prontos para o número de integrantes da 
família. A pessoa que achar mais palavras em um determinado tempo é o vencedor. Os demais ficam na disputa de outras colocações. O nível de dificuldade das palavras, vai depender da faixa etária.




1.4 Brincadeira de música: Diga uma palavra e as pessoas que estiverem participando tem que cantar músicas com a palavra. Enquanto músicas forem cantadas, está valendo. Vence aquele que ainda souber quando todos já estiverem sem opção.





1.5 Mímica: Não necessariamente essa brincadeira serve para ser feita em grupos separados. Uma pessoa pensa em um nome de filme e faz a mímica para todos os outros. A pessoa que mais for acertando vai somando pontos. Todos podem participar tanto fazendo a mímica, como adivinhando.







1.6 Imagem e Ação: Você vai precisar de caneta e papel. Faça desenhos para que as outras pessoas acertem. Pode ser o pai desenhando pros filhos acertarem ou cada um desenha um pouco. Ganha quem acertar mais desenhos.





1.7 Jogos de Tabuleiro: Esse tipo de jogo também é muito legal principalmente para as crianças que estão iniciando o contato com os números. O saber avançar casas, voltar, andar pra frente com o peão; todos esses movimentos e a própria contagem do número do dado, aprimora a experiência da criança com os números.



1.8 Jogo da Memória: Esse jogo é muito divertido! Muitos pais vão perceber que a memória das crianças não falha e é melhor que a de adulto! Se você não tem esse jogo em casa, pode imprimir imagens em duplicidade e cortá-las de modo igual para que ao serem colocadas de cabeça para baixo não haja distinção. Arrume todas as figuras e ao virá-las não as tire do lugar. Esse é o segredo. Não mudar as peças de lugar para que todos possam memorizar o local onde estava.






1.9 Dominó: Esse jogo também é ótimo para a familiarização com os números e também com a coordenação visual. Mesmo que a criança não tenha a experiência da contagem, ela acaba acertando as combinações pela forma em que os números estão dispostos. Também existem dominós de bichinhos, de letras, de sílabas. Fica a critério e possibilidade de cada um.





Dica 2: Cineminha com Pipoca
Quem não gosta de um filminho com pipoca?
Você pode preparar duas sessões. Uma para assistir toda a família e outra para depois das crianças dormirem. O importante é que os pais valorizem o que é importante em cada faixa etária do filho e esteja atento a indicação do filme.




Dica 3: Vamos brincar de cozinhar?
Está na hora de deixar a garotada sujar a cozinha!
As férias são também oportunidade de colocar a culinária em dia. Você pode ensinar seu filho a fazer sanduíches e pedir ajuda para cortar o pão em formas geométricas. Fica muito legal!  Transforme uma atividade rotineira em algo diferente. Pegue uma receita de bolo e aproveite para ler junto com ele, o mesmo você pode fazer com pizza. Peça a ajuda dele para ler a receita e colocar “a mão na massa”. E biscoito, você já fez alguma vez? Nesse calor bom mesmo é fazer sacolé. Que tal? As férias são também oportunidade de colocar a culinária em dia.




Dica 4:Piquenique:
E falando em cozinhar, que tal um piquenique?
Como é bom curtir a natureza embaixo de uma árvore na sombrinha dela por exemplo, não é? Um passeio como esse alegra e muito a criançada. Se vocês forem aproveitar um parque no fim de semana leve bola, pipa, bolinha de sabão, repelente, protetor solar, uma toalha de mesa para colocar na grama, saco plástico para catar a sujeira e aproveite. Caso não tenha tempo para isso, altere um dia do jantar na sua casa e saia da rotina. Faça o piquenique na sala mesmo.  Luz de velas e todo mundo de pijama são outros detalhes divertidos para essa noite.




Dica 5: E lá vem história
Reserve uns minutos do seu tempo para ler com seu filho.
Pode ser na hora de dormir, para acalmá-lo, ou em qualquer momento do dia.
Se você tiver livro em casa, pegue-o, leia –o e depois tente inventar um novo final.
Se você não tiver um livro, inicie  uma história da sua imaginação e depois peça aos participantes da brincadeira para irem completando na sua vez. No início da brincadeira vocês podem estipular qual seria o gênero da história. Um romance, terror, aventura, vocês decidem! Essa atividade dá asas à imaginação, o que é muito bom para que as crianças treinem a sua habilidade de abstração em uma explicação de sala de aula por exemplo”



Dica 6: Tecnologia
Você conhece o Portal Educopédia feito para que todos possam aprender brincando? Eu disse TODOS!!
Isso mesmo, até o papai e a mamãe podem aprender coisas lá. A Educopédia  é uma excelente ferramenta de entretenimento educativo onde pais e filhos podem aprender e brincar juntos. "Essa troca de papéis é bastante enriquecedora”. Clique na palavra ao lado,  EDUCOPÈDIA, ou na figura acima e entre nesse mundo e conheça os amigos virtuais e suas aventuras. A família vai adorar! Entre como visitante e aproveite as férias para ficar craque e ensinar aos amigos essa novidade!


Dica 7: Supermercado
Leve seu filho no supermercado e brinque com ele. Peça para que ele pegue um carrinho e coloque o que ele compraria se pudesse. No final, peça para que ele escolha uma quantidade determina por você de coisas que você vai levar e peça que ele escolha por valor crescente, ou seja; o que for de menor valor. Assim, ele além de estar se familiarizando com a matemática, vai saber o valor das coisas. A educação financeira está em alta, e as férias são o momento ideal para fazer valer o aprendizado.




Dica 8: Montagem de quebra cabeça
Fazer uma atividade onde toda família pode dar a sua participação é muito legal!
Monte um quebra cabeça desses de muitas peças e criem o desafio das férias!
Esse jogo que treina a atenção, a noção espacial e outras tantas habilidades  "O quebra-cabeça integra as pessoas para um objetivo comum"



Dica 9: Praia
Ter contato com a natureza é muito bom, ainda mais em dias de calor como está fazendo em nossa cidade. 
Ir à paria é uma descontração e tanto para a família.  Correr na areia, fazer castelos, mergulhar, cavar buracos, e tudo mais que a praia proporciona é muito legal. Só não podemos descuidar nas ações com o meio ambiente. "Embora na escola as crianças ouçam muito o quanto é importante respeitar a natureza, nem sempre elas sabem que os pais também pensam e agem assim", Colabore não jogando palito de picolé na areia, nem papel, nem copos descartáveis pela orla e aproveite bem o dia nessa programação.



Dica 10: Jardim Zoológico
Essa é uma dica que as crianças adoram! Mesmo já conhecendo o Jardim Zoológico, cada vez que a criança vai ela tem um novo olhar sobre o que vê. É importante que não se vá com pressa pois assim pode-se observar os animais com tranquilidade.







Dica 11: Atellier em casa
Um dos sonhos de toda criança é poder pintar e bordar à vontade - e literalmente. Você pode montar um ateliê de férias num cantinho da casa. Tenha lápis de cor, canetinha, guache, pincel, cola, tesoura, folhas grandes, folhas de jornal, revistas usadas, materiais recicláveis e criem. Pintem o sete nessas férias!


Dica 12: Diário de férias
Não deixe que seu filho fique as férias inteiras sem escrever nada.
Que tal fazer um diário de férias?  É a oportunidade de praticar a escrita, de registrar os acontecimentos e momentos. Pode até abusar das fotos, já que hoje em dia o acesso aos celulares que batem fotos está muito mais fácil. Para incrementar ainda mais essa atividade, a família pode escrever uma carta para alguém onde estará registrado tudo o que fizeram. Para quem tem família distante é uma ótima prática e nos dias de hoje onde as pessoas se comunicam através da tecnologia, receber uma carta enviada pelo Correio é realmente uma surpresa. Isso pode até ser combinado com os amigos da mesma sala e quando se reencontrarem no próximo ano, trocarem as cartas.


Dica 13: Festa do pijama
Convide um amigo mais próximo de seu filho pra dormir uma noite com vocês.
Para quem tem videogame pode ser a noite da disputa. Quem ficar primeiro com sono foi derrotado! Pra essa noite quem deverá ter disposição é você! Se prepare para a bagunça!






Dica 14: Caça ao tesouro
Essa atividade pode ser desenvolvida dentro ou fora de casa. Você escolhe um objeto para esconder e quem encontrar ganha a vez. As crianças adoram essa atividade.






Dica 15: BRT
Você já andou de BRT? Pode ser uma rotina sua, mas seu filho já andou?
Leve-o para experimentar algo novo, diferente do cotidiano dele.
Se você trabalha fora, leve-o um dia com você. Além dele experimentar como é o seu dia, estará tendo a possibilidade de estar em uma experiência nova. Só não se esqueça de avisar às pessoas que trabalham com você e nem faça disso uma praxe.




Dica 16: Pratique alguma atividade radical
A adrenalina e a disposição têm que ser descarregada em alguma atividade mais desgastante. Aproveite as férias para andar de bicicleta, patins, skate, suba em árvore, role na grama e sinta o vento batendo em você. Essa sensação de liberdade tem tempo contado, todo mundo sabe, mas vale a pena curtir assim mesmo.










Dica 17: Banho de borracha
É sabido que de tanto que o homem fez mal a natureza, muitas coisas que eram feitas sem cautela, hoje estão em escassez. A água é um exemplo disso. Claro que não é pra se fazer essa dica todos os dias, apesar do calor pedir isso, mas tomar banho de mangueira nesse calor é muito refrescante. Junte seus amigos e revezem. É diversão garantida. Mas lembre-se, use com consciência.





Dica 18: Brincar na rua com os amigos
A interação das crianças é primordial. O contato com a diversidade, com brinquedos diferentes, idéias diferentes é sempre enriquecedora. Compartilhar é uma ação que deve ser incentivada desde pequeno. Nas férias, deixe seu filho brincar na rua um pouco, mesmo sob sua observação. Deixe que ele traga amigos para casa pra brincar com ele e isso não interfere na brincadeira em família, pelo contrário. Você participando da brincadeira terá a possibilidade de também conhecer um pouco mais do amiguinho.

E aí? São ou não dicas ótimas para as férias?!
Agora é só aproveitar!

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

FÉRIAS PARA AS CRIANÇAS E TRABALHO PARA OS PAIS. FAZ PARTE!

Quando as férias vão se aproximando, começa a preocupação de muitos pais.
Os que trabalham fora, montam estratégias para com quem e onde deixar os filhos.
Os que não trabalham, já ficam pensando em como entreter os pequenos por todo o mês.
Em qualquer uma das hipóteses, o caderno de férias é um aliado e conta com a importante participação dos pais e responsáveis.
Esse material é entregue para a criança quando sai de férias e além de proporcionar que os pais estejam próximos do filho na questão dos estudos, auxiliará em muito a professora do ano seguinte pois, além da criança ter mantido uma rotina de estudo, quando chegar em suas mãos, ela poderá conhecer o aluno que está recebendo, suas melhores aptidões e dificuldades.
Você já conhecia o Caderno de Férias?
Veja um pouco sobre ele CLICANDO NAS IMAGENS ABAIXO:





E aí? Perceberam que em muitos momentos o auxílio de um adulto é indispensável?
Então,... confiamos em você. Faça a sua parte e estude com seu filho.
Em breve daremos mais dicas do que fazer nas férias.
Grande abraço!

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

PRA TODO MUNDO SABER

Quando os meses de novembro e dezembro se aproximam, o clima da escola muda. Não! Não é porque o ano está no final, não. É a ansiedade e o nervosismo que toma conta tanto das crianças, como dos responsáveis e professores. É o momento das PROVAS. Quem nunca sentiu um friozinho na barriga ao se deparar com uma prova que analisará o seu conhecimento? Quem nunca sentiu as pernas bambas ao ter que passar por testes e avaliações até mesmo de emprego? Pois é. Nesse período nossas crianças estão em fase de provas e não são poucas não. Quer saber mais um pouco sobre? Vamos conhecer todas elas?



A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no 2º Ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. As provas contemplam as disciplinas de Língua Portuguesa, e Matemática.


A Prova Brasil tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. É aplicada nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Essa avaliação é direcionada ao  5º ano, a aplicação é de responsabilidade do MEC, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e aconteceu no dia 28/11 em nossa U.E 


A prova ANA – Avaliação Nacional da Alfabetização se insere no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, instituído pela Portaria nº867 de 04 de julho de 2012, que tem como um de seus objetivos “garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental”. O principal objetivo dessa avaliação é concorrer para a melhoria da qualidade do ensino e reduzir as desigualdades no ciclo de alfabetização.  A avaliação de Língua Portuguesa e de Matemática, foi aplicada nas turmas de 3º Ano, no dia 28/11 em nossa U.E

OBS: Essas três provas são organizadas pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

                                              

Prova Rio: Essa avaliação avalia o aprendizado dos alunos da rede municipal e sua aplicação acontece nas turmas de 3º e 6º Ano. Essa prova é de responsabilidade da CONSULPLAN (organizadora privada de concursos públicos e avaliações educacionais do Brasil). Nossa escola está realizando hoje essa atividade. As notas dessa prova é um dos indicadores que compõe o Ide-Rio, índice de desenvolvimento de educação da Cidade.


                                         
Alfabetiza Rio é uma prova criada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro que visa avaliar o desempenho em leitura e em matemática de alunos que estão concluindo o 1°ano do ensino fundamental. A sua aplicação é de responsabilidade da CONSULPLAN (organizadora privada de concursos públicos e avaliações educacionais do Brasil). É uma prova aplicada em 3 dias e na nossa escola acontecerá nos dias 03, 04 e 05/12.


Prova de Rede: Essa prova é aplicada pelas professoras regentes de turmas e acontece bimestralmente para todas as turmas a partir do 3º Ano.

E aí? Cansados só de saber? Todos afiados nas provinhas que acontecem? Podemos perguntar? Rsss...