segunda-feira, 31 de março de 2014

VACINAÇÃO HPV: 03/04, 5ª FEIRA


Informativo sobre vacina contra HPV

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em 2014, amplia o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina quadrivalente contra o Papilomavírus humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS). A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará, nas próximas décadas, prevenir essa doença, que representa hoje a 2ª principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.
Devido à sua alta incidência e mortalidade, o câncer do colo do útero é um importante problema de saúde pública, especialmente nos países em desenvolvimento. Embora tenha alta incidência, este câncer apresenta forte potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente, seja por meio de consultas regulares ao ginecologista seja pela realização regular dos exames recomendados a partir dos 25 anos de idade. Entre as estratégias de prevenção mais utilizadas, além da detecção precoce, esta vacinação, o uso de preservativo e ações educativas. Estimativas mundiais apontam aproximadamente 530 mil casos novos e 275 mil mortes por câncer do colo do útero ao ano, sendo 88% desses óbitos em países em desenvolvimento.
Nesta primeira etapa, do ano de 2014, a população alvo da vacinação com a vacina HPV é composta por adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 11 a 13 anos. No município do Rio de Janeiro, estima-se 141.247 meninas de 11 a 13 anos de idade.
A vacinação ocorrerá nas unidades de Saúde (US) como rotina e em escolas públicas e privadas por ocasião das ações extramuros, com flexibilidade de adaptação às realidades locais. Para tanto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) firmou parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), no sentido de divulgar e viabilizar a oferta da vacina às alunas.
             Mediante o exposto, nossa escola receberá a equipe de vacinação na 5ªf, dia 03/04, para atendimento as meninas que se enquadram na faixa etária e que recebemos autorização dos responsáveis.
Solicitamos a todas as meninas envolvidas com a vacinação, que não faltem nesse dia e que venham munidas de CARTEIRA DE VACINAÇÃO E DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO.

terça-feira, 25 de março de 2014

SAÚDE NAS ESCOLAS

Recebemos a visita da equipe de profissionais responsável pela verificação, instrução e encaminhamento de crianças que necessitam de maiores cuidados e orientações no tratamento dentário, oftalmológico e fonoaudiológico. Todas as crianças foram avaliadas mediante a especificidade da faixa etária e procedimentos do programa. Conheça um pouco mais e veja as fotos do trabalho realizado.
Foi um dia bastante educativo e proveitoso para nossas crianças!





Equipe: Daniele Anjo, Jocielen Colli e Juliana Cabral

Kit entregue a cada criança de até 6 anos

Kit entregue para crianças de 6 anos em diante

Verificação e análise bucal





Aprendendo a escovação



Praticando o ensinamento


Todos instruídos, escovados e com lição de casa!

Avaliação Oftalmológica







Avaliação Oftalmológica





6º Ano se preparando para a escovação




Avaliação Auditiva


Solicitamos aos responsáveis que mantenham e incentivem o hábito da escovação em casa, como também enviem o kit para que as crianças possam realizar a rotina de sala de aula.

terça-feira, 18 de março de 2014

TEMPO PRODUTIVO

Projetos. Como o ano torna-se mais interessante quando trabalhamos com eles, não?!

Você conhece o Projeto "A Hora da História"?


Todas as nossas salas da Classe de Alfabetização e do Primário Carioca possuem um cantinho da leitura, independente de termos o trabalho da sala de leitura Esse é mais um incremento e incentivo para que as crianças criem o gosto e treinem a leitura. Vejam o 3º Ano nesse momento. As crianças adoram! 



A salinha do 1º Ano também tem seu cantinho da leitura e dos jogos.
Ora o trabalho é direcionado com propostas das professoras, ora cada aluno que já termina a sua tarefa ocupa seu tempo de maneira produtiva. Não é uma boa ideia?


Parabéns a todas as professoras que se engajaram nesse projeto.

sexta-feira, 14 de março de 2014

SALA DE REFORÇO X SALA DE RECURSOS X RECUPERAÇÃO PARALELA


Diferentemente do que muitos pensam, o foco do trabalho da SALA DE RECURSOS não é clínico. É pedagógico. Nas salas de recursos, o professor trabalha alinhado com o professor regente e prepara o aluno para desenvolver habilidades e utilizar instrumentos de apoio que facilitem o aprendizado nas aulas regulares. Hoje, a lei determina que somente quem tem deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou altas habilidades seja atendido nesses ambientes. Com o foco definido, o professor volta a atenção para o essencial: proporcionar a adaptação dos alunos para a sala comum. Cada aluno tem um plano pedagógico exclusivo, com as atividades que deverá desenvolver e o tempo estimado que passará na sala. No trabalho da Sala de Recursos são utilizadas estratégias e maneiras diferentes para o alcance da aprendizagem e desenvolvimento cognitivo da criança.


O objetivo principal do PROJETO DE REFORÇO é conduzir os alunos ao desenvolvimento de habilidades apontadas como críticas, objetivando o alcance da melhoria da aprendizagem. O reforço escolar acontece em horário diferente do seu turno e proporciona uma ação pedagógica fortalecida nas unidades escolares, aprimorando o conhecimento dos alunos que necessitam de um trabalho mais individual, principalmente no que se refere a leitura, interpretação e a realização das operações básicas de matemática.



 Já a RECUPERAÇÃO PARALELA é um trabalho executado pelo próprio professor regente da turma, quando percebe que algum aluno está com pequenas dificuldades de acompanhar os conteúdos. É realizada na própria sala de aula e horário, como uma oportunidade de maior fixação dos conteúdos apresentados. Os alunos recebem um caderninho e a professora elabora uma série de trabalhinhos complementares, de maneira que a criança veja mais de uma vez o conteúdo que não foi aprendido.

 

Nossa escola trabalha com as três estratégias. Um compromisso que reafirma e demonstra o empenho com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

quinta-feira, 13 de março de 2014

terça-feira, 11 de março de 2014

100 DICAS


Clique na imagem e receba mais 90 dicas para fazer de seu filho uma criança feliz!
Não é preciso muito! Basta carinho e atenção. 

segunda-feira, 10 de março de 2014

ALFABETIZAÇÃO

Preocupado com a alfabetização do seu filho?
Nós também!


Nesse início de ano estamos enfatizando bastante a participação dos responsáveis no acompanhamento escolar das crianças. Começar com esse tipo de atenção faz com que diagnostiquemos necessidades e particularidades com tempo hábil para trabalhá-las.

"O que de melhor os pais podem fazer para colaborar com a alfabetização é vivenciar com eles a importância de ler e escrever, por meio de atividades diferentes da escola" (Revista Educar)

Dê uma olhadinha na matéria da Revista Educar, clicando na foto acima.
É uma leitura bastante interessante e explicativa.