segunda-feira, 22 de setembro de 2014

COC 3º BIMESTRE

Podemos dizer que nosso Conselho de Classe foi um misto de emoções.

Iniciamos de maneira acolhedora com um café da manhã partilhado e "abrimos" o COC com o filme "O pequeno Nicolau", que aguçou a curiosidade de todos sobre o desenrolar e o desfecho de cada aluno descrito. Fica a dica! O objetivo de assistir um trecho do filme, era despertar em cada professor o sentido de alteridade, palavra essa que também foi estudada, conversada, entendida no nosso Conselho e que dqui pra frente será ainda mais internalizada e utilizada na prática do dia a dia. No decorrer, contamos com a feliz visita da nossa Diretora Adjunta, Patricia Greco, que mesmo de férias veio prestigiar, receber o carinho de todas no dia do seu aniversário e comemorar conosco. Dando continuidade, fizemos a análise das turmas, alunos e conceitos, assim como dos índices percentuais comparativos de cada bimestre. As professoras da Sala de Leitura falaram um pouco sobre o acervo e alguns livros específicos para os profissionais da área de Educação e que muito podem contribuir para a prática docente. Foram apresentados os novos projetos do 4º Bimestre e finalizamos com o texto "O Bambu". Confiram os momentos do nosso COC e o texto de reflexão final!




















 





ESCOLA GASTÃO MONTEIRO MOUTINHO
3º COC/ 2014-09-17

O BAMBU

Depois de plantada a semente deste incrível arbusto,
não se vê nada, por aproximadamente 5 anos exceto lento desabrochar de um diminuto broto, a partir do bulbo.
Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu,mas uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída.
Então, no final do 5º. Ano, o bambu chinês, cresce até atingir a altura de 25 metros. 
Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e, às vezes não vê nada por semanas, meses, ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º Ano chegará, e, com ele, virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava.
O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos, de nossos sonhos, de nosso trabalho, especialmente de um projeto fabuloso, que envolve mudanças de comportamento, de pensamento, de cultura e de sensibilização, devemos sempre lembrar do bambu chinês, para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão. Procure cultivar sempre dois bons hábitos em sua vida: a Persistência e Paciência, pois você merece alcançar todos os seus sonhos!!!

É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita
flexibilidade para se curvar ao chão.



segunda-feira, 15 de setembro de 2014