segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

AÇÃO DENGUE ED. INFANTIL

Juntamente com as professoras regentes, a  Profª da Sala de Leitura elaborou para os alunos da Educação Infantil uma contação de hístória sobre a Dengue. A participação foi ativa, com colocações espontâneas e comprometimento em ser um agente a favor da luta contra o mosquito.
Em sala de aula, deram continuidade ao tema e confeccionaram plaquinhas para espalhar a notícia!
Segue abaixo a história contada e os trabalhinhos realizados.


     



















sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

INFORMAÇÃO NUNCA É DEMAIS!


Como Unidade Escolar, não podemos "cegar" nossos olhos para um assunto tão próximo.
Mais que isso! É nossa função informar, orientar, fazer experimentos, observar e cobrar ações de quem quer que seja. Sendo assim, decretamos o nosso "dia D" Contra a Dengue.
Nossas turmas da Educação Infantil também estão inseridas nesse projeto.
Teremos palestra com agente de Saúde, construção de material informativo para distribuição na comunidade, e todos sairão da escola com a função de "Agente contra o Aedes". O Aedes aegypti é um mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes, entre elas se destacam estas quatro: a dengue, o zika vírus, a febre amarela e a chikungunya. Colabore você, papai e mamãe, para que esse espírito de ajuda e combate não se desfaça.
Separe uma horinha no fim de semana e peça que seu filho(a) venha ajudar a olhar os vasinhos de plantas, os ralos da casa, as calhas, e poças acumuladas no quintal, junto com você. Dê importância a ele(a) e deixe que diga a você tudo o que aprendeu. Incentive-o(a) e dê exemplo.


Juntos nessa luta, certamente diminuiremos os índices de nosso bairro.
Contamos com você!

Abaixo segue texto informativo que descreve a diferença entre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti:
As quatro são doenças distintas, e se desenvolvem dependendo do vírus que o mosquito carrega.

1. O zika vírus: Após a picada do mosquito, a doença pode ou não se desenvolver. Os sintomas são febre, erupções avermelhadas em todo o corpo, conjuntivite (algo que não acontece nas outras doenças), mal estar geral, artrite nas mãos e pés. Também podem acontecer, em alguns casos, diarréia e dor nos olhos. Os sintomas desaparecem em 5 – 7 dias. Quando se trata de gestantes, os efeitos podem recair no feto. Estuda-se ainda a relação entre o aumento de bebês com microcefalia nas áreas afetadas pelo zika vírus. O vírus, cuja origem é na Uganda (África) cruzou o continente americano e já se converteu num pesadelo, sobretudo em países como o Brasil e Colômbia, onde o zika vírus já pode ser considerado uma epidemia.

2. A dengue: Essa doença manifesta alguns sintomas muito similares aos do zika vírus. No início aparecem febre e dores musculares. No entanto, no caso da dengue a febre é muito alta e as dores nas articulações muito fortes, quase insuportáveis em alguns casos. Entre seus sintomas se encontram náuseas e vômitos, dores muito fortes de cabeça e uma dor localizada atrás dos globos oculares. Em muitos casos pode ser fatal, como a dengue hemorrágica.

3. A chikungunya: As dores que aparecem são consideradas insuportáveis. De fato, o seu nome vem de uma palavra africana que significa ‘dobrar-se de dor’. Os primeiros sintomas chegam de 3 ou 7 dias depois da picada. Além dessas terríveis dores nas articulações, também acontecem náuseas, febre alta e erupções cutâneas em forma de brotoejas de cor púrpura que coçam muito. A diferença das outras três doenças é que os gânglios linfáticos se inflamam e pode sangrar o nariz. O mal desse vírus é que seus efeitos duram meses, inclusive pode se converter em dores crônicas nas articulações.


4. Febre amarela: Os sintomas levam o paciente a sofrer febre, dores nas costas, calafrios, cefaléias, náuseas e perda de apetite. Se a doença se agravar pode aparecer icterícia, vômitos e sangramentos internos e das mucosas. Para esta doença já existe vacina. Orienta-se que as pessoas que quiserem viajar para áreas com grande ocorrência da febre amarela que toma a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

DIAGNOSE LÚDICA!


Como o lúdico tem sido muito presente em nossa pedagogia, tivemos momentos de descontração na diagnose das turminhas.
A professora Tania Peixoto, das turmas 1201 e 1202, por exemplo, formou duplas e lançou o desafio das palavras. O objetivo era verificar o aluno que dentro de um determinado período de tempo, conseguiria formar mais palavrinhas com o alfabeto móvel. As crianças adoraram o desafio, a professora pôde observar as dificuldades de cada um e o clima estimulante foi mantido. O resultado? Todos foram vencedores! Aprender brincando é sempre motivador!
















segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

REUNIÃO DE RESPONSÁVEIS

No sábado, dia 20/02, realizamos a 1ª RR do ano.
Por uma visão da gestão, achou-se necessário convidar todos os responsáveis a comparecerem, julgando ser de extrema importância um contato inicial logo nos primeiros dias de aula para apresentar a U.E, sanar dúvidas, apresentar normas, regras e necessidades, enquanto instituição de ensino.
No primeiro momento, a Diretora Patrícia Greco conversou com os responsáveis, apresentou a equipe 2016 e pontuou assuntos pertinentes a atenção dos pais com seus filhos, ao acompanhamento e participação ativa na vida escolar, assim como o que é responsabilidade da escola e o que é responsabilidade de pais, como exemplo, sinalizou a questão das conduções e horários de entrada e saída de turnos.
No segundo momento, os responsáveis tiveram contato direto com as professoras de seus filhos e conheceram a proposta pedagógica. As professoras também tiveram oportunidade de conversar individualmente sobre o diagnóstico observado nos primeiros dia de aula.
As funcionárias da Secretaria estiveram a disposição dos responsáveis para preenchimento da declaração de presença na reunião.
Foi uma manhã bem tranquila e torcemos para que o ano letivo seja produtivo.





EI 11 e 12 - Profª Leila Letícia

EI 21- Profª Ana Paula  


EI 22 - Profª Cintia

1º Ano - Profª Ana e Carla

2º Ano - Profª Tania

3º Ano - Profª Martha e Margarete

4º Ano - Profª Rosa

5º Ano - Profª Fátima

6º Ano Experimental - Profª Luisa

Encarregada de Secretaria - Profª Olinda

Secretária Escolar - Tatiane