Páginas

terça-feira, 12 de março de 2013

Saúde na escola


Utilizando as reuniões de planejamento semanal no horário vertical de cada professora, conseguimos elaborar atividades sobre o tema alimentação saudável, durante a semana de 11 a 15 de março.

A Educação Infantil trabalhou as frutas na prática e vivência concreta.
As professoras apresentaram o alfabeto fazendo ligação com as letras iniciais das frutas, montaram uma mesa de alimentos com legumes, verduras e frutas, dando a oportunidade das crianças trabalharem os sentidos e cores. Dançaram a musica da Xuxa, “Batatinha bem quentinha”, e brincaram de jogo da memória, utilizando o material confeccionado pelas professoras. Foi uma semana muito dinâmica, criativa, movimentada e alegre! Na sexta-feira, como fechamento da semana, as crianças saíram com enfeites relacionados ao tema.







 





Nas classes de alfabetização, a professora da sala de recursos trabalhou com contação de Histórias, utilizando o livro: Não me chame de gorducha, de autoria de Bárbara Philips e cada professora regente elaborou atividades que complementassem a abordagem. Foi um trabalho muito agradável e proveitoso para a fixação do conteúdo.






O quarto ano, baseado na atividade proposta do caderno pedagógico, montou um terrário e conversaram sobre os cuidados com o solo e plantio e a diferença da qualidade dos alimentos orgânicos e os que utilizam agrotóxico. Foi uma semana muito instrutiva e prática, onde os alunos trabalharam a construção. (Fotos em breve...)

O quinto e o sexto anos, partindo de gravuras ilustrativas referente ao tema tabagismo, alcoolismo e drogas, realizaram produções de textos coletivas e debate em mesa redonda sobre o tema. Após muita conversa e produções, as turmas montaram uma flâmula que estará exposta à comunidade na entrada da Unidade Escolar.





















As professoras de inglês planejaram separar as produções para atender diversificadamente as classes de alfabetização e o primário carioca. Nas classes de alfabetização, apresentaram as frutas e legumes em inglês com exercícios de fixação e pintura. O primário Carioca construiu sua pirâmide alimentar e, conversaram sobre “healthy food e unhealth food” e foram para o laboratório de informática com um estudo de pesquisa dirigido.















As professoras de Ed. Física realizaram as medições e pesagens de suas turmas, além de terem uma conversa informal sobre alimentação e higiene. A proposta é, para que no final do segundo bimestre, as atividades sejam realizadas novamente, objetivando a comparação e acompanhamento.

4 comentários:

  1. Meninas, adorei o novo visual do blog! Ficou lindo! Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  2. Bjs Didy... Estamos atualizando aos poucos as novidades. Obrigada pela visita! Bjs...

    ResponderExcluir
  3. Esta postagem vai nortear meu trabalho após o recesso da semana! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  4. Que legal Jonathan! Volte sempre e depois compartilhe conosco!

    ResponderExcluir

Seu comentário nos impulsiona!
Muito obrigada por comentar!