Sabendo que trata-se de um tema polêmico, optamos para que o assunto fosse abordado com alunos de faixa etária superior a 10 anos, com a autorização do responsável.
A experiência foi muito lúdica, didática e a conversa sobre o tema aconteceu de maneira clara, objetiva e diferente do que as crianças aguardavam. Os alunos chegaram tímidos, mas Cátia Guimarães elaborou um jogo, onde as perguntas elaboradas pelos próprios alunos e enviadas a ela antecipadamente, foram utilizadas para que a abordagem fosse natural.
Cada turma se dividiu em duas equipes (branca e vermelha) e através do game, o conhecimento sobre o assunto ia aparecendo, juntamente com a intervenção e explicação da enfermeira.Os alunos optavam pelas respostas SIM e/ou NÃO e A e/ou B.
Após a disputa, uma breve teoria foi explicada e todos saíram com dúvidas sanadas sobre o assunto.
Importante dizer, que a intenção da palestra foi educativa e tanto os materiais utilizados, quanto os termos abordados, faziam parte do contexto.
Como resumo da palestra, ficou claro que a doença necessita de prevenção, cuidados especiais e tratamento, mas o importante é que a discriminação não exista e que a informação esteja sempre à frente.
E você? Sabe tudo sobre a AIDS? Quer testar também o seu conhecimento?
Visualize as questões trazidas e compartilhe conosco suas respostas!
Agradecemos imensamente aos responsáveis que entenderam o objetivo, autorizando a participação de seu(a) filho(a) na palestra, assim como também, a disponibilidade da Enfermeira Cátia Guimarães, em atender nosso convite.