O dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro e a ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.
Consciência negra é um termo que ganhou notoriedade na década de 1970, no Brasil, em razão da luta de movimentos sociais que atuavam pela igualdade racial, como o Movimento Negro Unido. O termo é, ao mesmo tempo, uma referência e uma homenagem à cultura ancestral do povo de origem africana, que é símbolo da luta contra o racismo e a favor da igualdade racial, da resistência e a consciência de que a negritude não é inferior e que o negro tem seu valor e seu lugar na sociedade.
Como uma Unidade Escolar, não podemos deixar de contar fatos e tratar assuntos do cotidiano; afinal, nosso Projeto Político Pedagógico tem na vertente a formação do cidadão e para isso é importante que a base de conhecimento seja robusta, que esse cidadão construa seu pensamento crítico e seja ciente de que a vida é feita de direitos e deveres, além também de se tratar de conquistas de anos de lutas.
Que a nossa sociedade se torne cada vez menos segregadora e que consigamos enxergar o outro como indivíduo e semelhante. Que a cor, a opção sexual, o gênero, não necessitem de luta e sim, que consigamos respeitar uns aos outros enquanto gente consciente.
Querendo ler mais sobre o assunto, acesse: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/consciencia-negra.htm