segunda-feira, 22 de junho de 2015

AMBIENTE ALFABETIZADOR

Diz-se que um ambiente é alfabetizador quando promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças têm a oportunidade de participar.










Algumas vezes, o termo “ambiente alfabetizador” tem sido confundido com a imagem de uma sala com paredes cobertas de textos expostos e, às vezes, até com etiquetas nomeando móveis e objetos, como se esta fosse uma forma eficiente de expor as crianças à escrita.






É necessário considerar que expor as crianças às práticas de leitura e escrita 
está relacionado com a oferta de oportunidades de participação em situações nas quais a escrita e a leitura se façam necessárias, isto é, nas quais tenham uma função real de expressão e comunicação para o seu cotidiano. Melhor ainda e mais oportuno, é a sala de aula conter o que está sendo trabalhado, manuseado e utilizado como conteúdo do momento.

De acordo com Ana Teberosky, um ambiente alfabetizador “é aquele em que há uma cultura letrada, que faz circular idéias permitindo desta maneira, a inserção da língua escrita no cotidiano do alfabetizando".
O ambiente alfabetizador, portanto, deve ser organizado de forma que se constitua uma ferramenta de aprendizagem, e que inclua diversos gêneros textuais, os quais devem estar acessíveis aos alunos e permitir uma interação com os mesmos. Por isso a importância do ambiente alfabetizador não ser esquecido nas turmas maiores, de 4º a 6º Ano, por exemplo, que são a clientela de nossa unidade escolar.

Alguns textos são adequados para o trabalho com a linguagem escrita, como, por exemplo, receitas culinárias; regras de jogos; textos impressos em embalagens, rótulos, anúncios, slogans, cartazes, folhetos; cartas, bilhetes, postais, cartões (de aniversário, de Natal); convites; diários (pessoais, das crianças da sala); histórias em quadrinhos, textos de jornais, revistas e suplementos infantis; parlendas, canções, poemas, quadrinhas, adivinhas e trava-línguas; contos (de fadas, de assombração); mitos, lendas, “causos” populares e fábulas; relatos históricos; textos de enciclopédia, enfim, existe uma gama de oportunidades de acesso.

 Também é importante para as turmas de 4º, 5º e 6º anos, que cantinhos das disciplinas sejam montados e sempre que possível, atualizados com os conteúdos estudados.
O Ambiente Alfabetizador, além de respeitar as fases das crianças, deve não valorizar apenas a aparência e investir no contexto de estudo.. 



O material escrito deve estar relacionado com as atividades desenvolvidas, de acordo com as necessidades dos alunos, possibilitando que as crianças construam um processo dinâmico do seu próprio conhecimento com mediação do professor.




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