terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

"Identidade: Todo mundo tem um nome"

Gente Tem Sobrenome
Composição: Toquinho / Elifas Andreato

TODAS AS COISAS TÊM NOME,
CASA, JANELA E JARDIM.
COISAS NÃO TÊM SOBRENOME,
MAS A GENTE SIM.
TODAS AS FLORES TÊM NOME:
ROSA, CAMÉLIA E JASMIM.
FLORES NÃO TÊM SOBRENOME,
MAS A GENTE SIM.

O JÔ É SOARES, CAETANO É VELOSO,
O ARY FOI BARROSO TAMBÉM.
ENTRE OS QUE SÃO JORGE
TEM UM JORGE AMADO
E UM OUTRO QUE É O JORGE BEN.
QUEM TEM APELIDO,
DEDÉ, ZACARIAS, MUSSUM E A FAFÁ DE BELÉM.
TEM SEMPRE UM NOME E DEPOIS DO NOME
TEM SOBRENOME TAMBÉM.
TODO BRINQUEDO TEM NOME:
BOLA, BONECA E PATINS.
BRINQUEDOS NÃO TÊM SOBRENOME,
MAS A GENTE SIM.
COISAS GOSTOSAS TÊM NOME:
BOLO, MINGAU E PUDIM.
DOCES NÃO TÊM SOBRENOME,
MAS A GENTE SIM.

RENATO É ARAGÃO,
O QUE FAZ CONFUSÃO,
CARLITOS É O CHARLES CHAPLIN.
E TEM O VINÍCIUS, QUE ERA DE MORAES,
E O TOM BRASILEIRO É JOBIM.
QUEM TEM APELIDO,
ZICO, MAGUILA, XUXA, PELÉ E HE-MAN.
TEM SEMPRE UM NOME E DEPOIS DO NOME
TEM SOBRENOME TAMBÉM.

Para quem ainda não sabe, o PPP (Projeto Político Pedagógico) da nossa Escola é "Para que a escola nos dê cidadãos". Nada melhor do que ter como pontapé inicial, a conscientização de quem somos, a estruturação de um auto-conhecimento e a construção de uma base firme para a formação do indivíduo. Então,.... mãos à obra! Está lançado o subprojeto "Identidade: Todo mundo tem um nome!" Nossas crianças, durante esse período de acolhimento, estarão desenvolvendo atividades relacionadas ao seu nome assim como também estará acontecendo a eleição dos nomes dos nossos mascotinhos. E você? Você sabe a origem e o porquê de você ter recebido o nome que tem? Comente e compartilhe conosco! Vamos adorar conhecer a sua história! Veja o que a nossas crianças da Educação Infantil já estão desenvolvendo.










3 comentários:

Simone Lima disse...

Meu nome é Simone por causa da personagem de Regina Duarte na novela Selva de Pedra! Mas quase que meu nome foi Jorgina porque nasci pertinho do dia de São Jorge. Beijinhos a todos esses alunos fofos!

Anônimo disse...

Olinda Christina é meu nome, foi colocado composto para acabar com a discussão entre meus pais de qual deles seria. Olinda em homenagem a minha avó materna, que não conheci, faleceu quando minha mãe tinha 15 anos, e Christina devido ao gosto de meu pai. Pois é fiquei com dois nomes e não foi fácil no início conviver com eles. Ao aprender a escrevê-lo ficava cansativo, principalmente o "Christina" com "H". Hoje tenho orgulho dos dois nomes que me deram! E você!?

Olinda christina disse...

Parabéns as colegas pelo trabalho e projeto! E as crianças, estão lindos seus nomes!