terça-feira, 13 de março de 2012

Acompanhamento Escolar

Reforço Escolar: 
Na maioria das escolas públicas brasileiras, é comum encontrarmos grande parte dos educandos com enormes dificuldades de aprendizagem. Esses alunos se sentem inferiores por não acompanhar o ritmo da turma e é com esse propósito que o reforço escolar vem romper as barreiras da desigualdade de raciocínio, auxiliando o professor a fazer com que os educandos adquiram as competências almejadas. O reforço tem que fazer parte do plano pedagógico da escola e deve ser desenvolvido na própria escola em um horário diferente do turno das aulas normais. Deve ter características diferentes das aulas, e ao mesmo tempo uma integração entre elas, para que o educando seja estimulado a aprender de forma nova. O reforço escolar tem por objetivo atender aos alunos em nível de desigualdade com o ritmo da turma, consolidando e ampliando os conhecimentos, enriquecendo as experiências culturais e sociais, para assim ajudá-lo a vencer os obstáculos presentes em sua aprendizagem.
No momento, ainda não recebemos estagiários para esse acompanhamento, mas contamos com o apoio pedagógico da professora Aparecida Lourenço,.que atende crianças já sinalizadas nesse período inicial das aulas.
Projeto Nenhum a Menos:
Para quem não conhece, esse projeto surgiu pela necessidade de atendimento às crianças que seriam candidatos à reprovação e certamente, a evasão escolar.Segundo a Secretária de Educação, Claudia Costin, “esse programa tem o objetivo de dar um salto na qualidade da Educação do Rio com todos os jovens e crianças, sem exclusão. Esses alunos poderiam engrossar as estatísticas de analfabetismo funcional, mas através do atendimento, eles não só possuem a oportunidade de ficarem no mesmo nível de sua turma, como recuperar prazer em aprender”.
Em nossa unidade escolar, temos X crianças do 3º. e 4º. ano que ficaram retidas no ano de 2011, que estão participando do Projeto Nenhum a Menos. O mesmo está sendo ministrado pela coordenadora pedagógica Patrícia Cabral, que atua apresentando atividades pedagógicas complementares nas 2as., 3as., e 5as, no contra-turno das aulas. 







Sala de Recursos:
Nossa sala de Recursos vem trabalhando no sentido de facilitar a efetiva inclusão do aluno especial, levando-o a superar suas dificuldades, vencer obstáculos, servindo como um elo entre a turma regular, a escola como um todo e a família. A professora Simone Lima vem realizando um trabalho diversificado e criativo, acolhendo em nossa unidade escolar 10 crianças até o momento.






Embora tenhamos estratégias para auxiliar a aprendizagem dos alunos, sabemos que tudo isso vale muito mais quando temos a certeza do acompanhamento dos pais, fazendo valer o direito da criança. É dever dos pais, criar e também educar. Educar, por outro lado, em sentido amplo, no propósito de transmitir e possibilitar conhecimentos, despertando valores e habilitando o filho para enfrentar os desafios do cotidiano. Deflui do artigo, 129, inciso V, do ECA que "os pais, além da matrícula, têm o dever de acompanhar a freqüência e o aproveitamento escolar do filho". O mero colocar na escola não elide a obrigação dos pais, reclamando a lei atuação no sentido de garantir a permanência, bem como no de observar e participar da evolução escolar da criança ou adolescente, avaliando seus progressos individuais e estimulando-os para que o estudo seja-lhes rendoso.
Contamos com vocês, pais!

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