Na próxima semana receberemos a visita de pessoas que demarcarão o chão das salas e iniciaremos o método nas turmas de 1o., 2o. e 3o. ano. É verdade que a Educação Infantil já trabalha com as crianças em círculo em diversos momentos do dia e já introduz muita coisa do método na prática de suas atividades, mas o foco inicialmente serão as classes acima já mencionadas. Vamos conhecer um pouquinho do método?
Segundo o método Montessoriano, existe, cinco áreas do conhecimento: Linguagem, Matemática, Ciências e Geografia, Vida Prática e Sensorial.
"Linguagem: Iniciamos o aprendizado com
o reconhecimento sensorial das letras por meio do alfabeto móvel que ajudará a criança
a exercitar o desenho da letra e pronunciar os sons dos fonemas. Esta
compreensão sensorial é fundamental para facilitar a alfabetização e
aprendizagem dos idiomas, desenvolvendo a leitura, escrita e fala".
"Matemática: As atividades de matemática
desenvolvidas com os materiais sensoriais fazem com que o aluno passe “do
concreto ao abstrato” e lhe ajude a discriminar números, tamanhos, cores,
formas, peso, etc. facilitando assim à criança a ter base para a leitura e a
aprendizagem de matemática".
"Geografia – estimula a criança a
explorar o mundo. Começando com um globo tátil, as crianças conhecem a terra e
a água, em seguida os continentes, os países, ilha, lago. Esta aprendizagem
experiencial cria uma compreensão dos espaços e desperta interesse nas
investigações".
"Ciências - A ciência cultiva o
fascínio das crianças sobre o mundo em que vivemos e sobre o Universo. Ajuda os
alunos a compreender desde assuntos como o ciclo de vida (o que é vivo e o que
não é vivo), até aos mistérios da natureza. Assim as crianças desenvolvem um
interesse contínuo em desvendar cada vez mais as curiosidades da vida".
"Vida prática: É considerada a
parte mais importante do método já que ajuda a criança a cuidar de si, dos
outros, dos animais e do meio em que vive. Engloba exercícios focados para a
relação social, independência, ordem, disciplina, coordenação, concentração e
refinamento do movimento".
"Educação sensorial: Refere-se ao
desenvolvimento e ao refinamento dos cinco sentidos: visão, audição, tato,
olfato e paladar. O propósito dos exercícios é educar os sentidos e ao mesmo
tempo facilitar a aprendizado da criança assimilando aspectos mais sutis".
Esse método muito nos inspira na aplicabilidade do nosso PPP "Para que a escola nos dê cidadãos", pois o conjunto das áreas citadas reflete uma "Educação Prática", onde o conhecimento vem através da troca, do diálogo, do compartilhar, do experimentar, do realizar; que resultará na formação global primeiramente enquanto aluno, mas objetivando o indivíduo.
Esse método muito nos inspira na aplicabilidade do nosso PPP "Para que a escola nos dê cidadãos", pois o conjunto das áreas citadas reflete uma "Educação Prática", onde o conhecimento vem através da troca, do diálogo, do compartilhar, do experimentar, do realizar; que resultará na formação global primeiramente enquanto aluno, mas objetivando o indivíduo.
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