quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Maratona de Histórias

Nossa escola também participou da Maratona de Histórias.
A Sala de Leitura de nossa U.E tem o nome Bia Bedran e as responsáveis por tanta coisa legal que acontece por lá, são as professoras Shirlei e Osvaldice. Elas aproveitaram a Maratona como oportunidade de trabalhar com os alunos a riqueza dos escritos que a autora Bia Bedran possui e dentre as várias leituras, a preferida foi a "Sopa de Pedra", onde os alunos puderam ir até os canteiros da escola e escolher o ingrediente principal. Foi uma experiência bastante engraçada e prazerosa. As turminhas adoraram!






 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Feriados. Vamos entendê-los?

Feriado é bom, mas com entendimento, melhor ainda!

 A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do Imperador Dom Pedro II. Foi, então, proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil. A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país. Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano.



O Quilombo dos Palmares -- localizado na atual região de União dos Palmares, Alagoas -- era uma comunidade, um reino formado por escravos negros que haviam escapado das fazendas, prisões e senzalas brasileiras. Ele ocupava uma área próxima ao tamanho de Portugal, no atual estado de Alagoas. Naquele momento sua população alcançava por volta de trinta mil pessoas. Zumbi nasceu em Palmares, Alagoas, livre, no ano de 1655, mas foi capturado e entregue a um missionário português quando tinha aproximadamente seis anos. Batizado 'Francisco', Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim, e ajudava diariamente na celebração da missa. Apesar destas tentativas de aculturá-lo, Zumbi escapou em 1670 e, com quinze anos, retornou ao seu local de origem. Zumbi se tornou conhecido pela sua destreza e astúcia na luta e já era um estrategista militar respeitável quando chegou aos vinte anos.
Por volta de 1678, o governador da Capitania de Pernambuco cansado do longo conflito com o Quilombo de Palmares, se aproximou do líder de Palmares, Ganga Zumba, com uma oferta de paz. Foi oferecida a liberdade para todos os escravos fugidos se o quilombo se submetesse à autoridade da Coroa Portuguesa; a proposta foi aceita, mas Zumbi rejeitou a proposta do governador e desafiou a liderança de Ganga Zumba. Prometendo continuar a resistência contra a opressão portuguesa, Zumbi tornou-se o novo líder do quilombo de Palmares.
Quinze anos após Zumbi ter assumido a liderança, o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi chamado para organizar a invasão do quilombo. Em 6 de fevereiro de 1694 a capital de Palmares foi destruída e Zumbi ferido. Apesar de ter sobrevivido, foi traído por Antonio Soares, e surpreendido pelo capitão Furtado de Mendonça em seu reduto (talvez a Serra Dois Irmãos). Apunhalado, resiste, mas é morto com 20 guerreiros quase dois anos após a batalha, em 20 de novembro de 1695. Teve a cabeça cortada, salgada e levada ao governador Melo e Castro. Em Recife, a cabeça foi exposta em praça pública, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi. Por tal fato, O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).Algumas entidades como o Movimento Negro, organizam palestras e eventos educativos, visando atingir principalmente crianças negras, procurando evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dia do Diretor!

Pra quem não sabe, ontem foi o dia do diretor.
Do diretor?! Ih! Que gafe! Ninguém sabia? Quem foi que disse? De onde veio essa comemoração?Pois é! Ontem foi o dia do diretor e depois das dez da manhã começou a pipocar e-mails de diversas escolas e repartições, parabenizando cada direção pela dedicação e comprometimento. Caramba!! E nós? Não fizemos nada?! Xiiii... Muita calma nessa hora! Fizemos sim. Uma pequena homenagem, é certo, mas colocamos a data no nosso calendário oficial e não esqueceremos mais!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Já é Natal na Gastão!


Os shoppings já começaram a receber Papai Noel,  as ornamentações estão cada vez mais bonitas e o corre corre nas lojas já está dando sinais de que o ano está acabando! É tempo de perdoar, de olhar para trás, de verificar o que aconteceu durante o ano, e além de tudo, analisar o que valeu a pena e poderá permanecer, e o que deu errado e devemos deixar de lado. E seu comportamento? Como foi? Cumpriu todas as tarefas? Ultrapassou as suas metas? Eba!! Então é motivo de comemorar, abraçar o amigo e dizer a ele o quanto ele foi importante na sua vitória! Agradeça seu professor por tantas coisas aprendidas, por ter auxiliado você no momento de dificuldade e praticamente depois dessa semana, você já estará mais tranquilo porque as provas vão terminar... Agradeça ao seu responsável por ter te acompanhado nos estudos e estado ao seu lado. Bom,... agora é só comemorar, não?!
Então, ... Após  o dever cumprido, que tal partirmos para os pedidos?
Você conhece a origem do Papai Noel? Vamos conhecer?

Papai Noel é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal.
O personagem foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí, correu o mundo inteiro.
Há bastante tempo existe certa oposição sobre a crença em Papai Noel.
Alguns cristãos dizem que a tradição de Papai Noel desvia das origens religiosas e do propósito verdadeiro do Natal, que é o nascimento de Jesus. Ainda outros se opõem a Papai Noel como um símbolo da comercialização do Natal. Nós, como instituição educativa, não temos cunho religioso, apenas mantemos  as tradições natalinas, e o Papai Noel faz parte delas.
Sendo assim, nossas crianças já começaram a escrever suas cartinhas e tal fato, na visão pedagógica e como análise de leitura e escrita, já é um bom começo! E você? Já fez a sua? Deixe aqui seu recadinho para o Papai Noel e confira o que as crianças já estão pedindo...