terça-feira, 12 de março de 2013

Saúde na escola


Utilizando as reuniões de planejamento semanal no horário vertical de cada professora, conseguimos elaborar atividades sobre o tema alimentação saudável, durante a semana de 11 a 15 de março.

A Educação Infantil trabalhou as frutas na prática e vivência concreta.
As professoras apresentaram o alfabeto fazendo ligação com as letras iniciais das frutas, montaram uma mesa de alimentos com legumes, verduras e frutas, dando a oportunidade das crianças trabalharem os sentidos e cores. Dançaram a musica da Xuxa, “Batatinha bem quentinha”, e brincaram de jogo da memória, utilizando o material confeccionado pelas professoras. Foi uma semana muito dinâmica, criativa, movimentada e alegre! Na sexta-feira, como fechamento da semana, as crianças saíram com enfeites relacionados ao tema.







 





Nas classes de alfabetização, a professora da sala de recursos trabalhou com contação de Histórias, utilizando o livro: Não me chame de gorducha, de autoria de Bárbara Philips e cada professora regente elaborou atividades que complementassem a abordagem. Foi um trabalho muito agradável e proveitoso para a fixação do conteúdo.






O quarto ano, baseado na atividade proposta do caderno pedagógico, montou um terrário e conversaram sobre os cuidados com o solo e plantio e a diferença da qualidade dos alimentos orgânicos e os que utilizam agrotóxico. Foi uma semana muito instrutiva e prática, onde os alunos trabalharam a construção. (Fotos em breve...)

O quinto e o sexto anos, partindo de gravuras ilustrativas referente ao tema tabagismo, alcoolismo e drogas, realizaram produções de textos coletivas e debate em mesa redonda sobre o tema. Após muita conversa e produções, as turmas montaram uma flâmula que estará exposta à comunidade na entrada da Unidade Escolar.





















As professoras de inglês planejaram separar as produções para atender diversificadamente as classes de alfabetização e o primário carioca. Nas classes de alfabetização, apresentaram as frutas e legumes em inglês com exercícios de fixação e pintura. O primário Carioca construiu sua pirâmide alimentar e, conversaram sobre “healthy food e unhealth food” e foram para o laboratório de informática com um estudo de pesquisa dirigido.















As professoras de Ed. Física realizaram as medições e pesagens de suas turmas, além de terem uma conversa informal sobre alimentação e higiene. A proposta é, para que no final do segundo bimestre, as atividades sejam realizadas novamente, objetivando a comparação e acompanhamento.

4 comentários:

Unknown disse...

Meninas, adorei o novo visual do blog! Ficou lindo! Beijinhos!!!

07.16.043 disse...

Bjs Didy... Estamos atualizando aos poucos as novidades. Obrigada pela visita! Bjs...

Jonathan Cruz disse...

Esta postagem vai nortear meu trabalho após o recesso da semana! Adorei!!!

07.16.043 disse...

Que legal Jonathan! Volte sempre e depois compartilhe conosco!