quinta-feira, 27 de junho de 2013

INCLUSÃO

Ainda que haja legislação que preconize o atendimento às pessoas com necessidades especiais, sabemos que grande parcela da população se encontra excluída e segregada, não recebendo atendimento adequado para que ocorra sua inclusão na sociedade. É preciso criar oportunidades para que um deficiente se insira na sociedade de forma igualitária podendo exercer sua cidadania com dignidade.
 O Brasil é um país evoluído em termos de legislação e que há grande facilidade de acesso a ela. Porém, se analisarmos o meio urbano, podemos observar que nem a arquitetura da nossa cidade e escolas, não foram projetadas para a diversidade, pois a presença constante de obstáculos e barreiras arquitetônicas, inexistência de rampas de acesso, sinalização, sanitários adaptados, não são condizentes com o contexto educacional inclusivo e mesmo assim, a escola monta estratégias e dá conta de incluir essas pessoas.
Sabemos que ainda existe muito preconceito quando falamos em deficiência. Muitas pessoas ainda permanecem em seus lares, escondidos por suas famílias. Por isso, é importante que a acessibilidade não seja somente de ordem física, mas também priorize a sociabilidade e o convívio dentro do ambiente escolar, que acaba sendo uma das primeiras ações capazes de promover sua inserção no meio social.
A nossa escola, em particular, conta com uma sala de recursos que atende a diversas necessidades especiais dentre elas, alunos com déficit intelectual (transtorno global de desenvolvimento, autismo, déficit de atenção e hiperatividade, psicose infantil) e déficit motor (paralisia cerebral parcial e total com paraplegia). Com professores específicos, esse atendimento ocorre em dois turnos com subdivisão de horários para cada aluno, com o fim de proporcionar uma aprendizagem diferenciada usando recursos próprios para cada criança de acordo com suas necessidades. 





Dentre as várias atividades realizadas, exercícios para desenvolver coordenação motora, postura e movimento, são realizados a fim de otimizar o processo de aprendizagem. Um acervo de recursos e materiais pedagógicos para este público específico também são utilizados. O acompanhamento deste aluno na sala de aula, ajuda no desempenho e socialização do mesmo. Não podemos deixar de citar que a busca de conhecimento sobre as deficiências desses alunos é contínua por conta dos professores, que apesar de não serem preparados especificamente para esse trabalho, acolhem o aluno de uma maneira muito especial e fazem de tudo para a realização de um bom trabalho, sem também deixar de citar, os professores regentes de sala de aula, que mesmo tendo suporte de estagiárias, além de necessitar suprir a necessidade do aluno especial, dar conta de todo um contingente que recebe e acolhe com entusiasmo e companheirismo estes alunos especiais.
Deixamos também nosso apoio e carinho a todos os responsáveis de nossos alunos integrados, que diariamente persistem na luta pelos direitos de seus filhos.
Abaixo, a listagem de nossos 14 alunos integrados: Nathália Ribeiro, Mariane da Silva, Gustavo Gabriel, Letícia Freire, Ana Clara Reis, Jamile da Silva, Yzadora Vyctória, Eric Esteves, Napoliana Magalhães, Carlos Augusto, Yuri Sant´Ana, Ysabella Dantas, Ana Beatria e Kelly.

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