A recuperação paralela serve como suporte em eventuais necessidades do
educando, numa sistemática que permite rever conteúdos não assimilados.
O objetivo da recuperação Paralela é fazer com que os alunos que não
obtiveram um bom aprendizado nas etapas anteriores as quais já passaram, possam
resgatar esses conteúdos e acompanhar a turma em que está inserido,
participando ativamente das propostas de conteúdo que devem ser alcançadas, avançando
com mais tranqüilidade e segurança, construindo novas aprendizagens.
Em nossa escola, o processo é iniciado a partir do diagnóstico realizado
pela professora regente da turma em que o aluno está inserido e partindo de una
revisão de aprendizagens que o aluno já possui, é traçado um novo foco para
sanar os conteúdos não assimilados e as dúvidas ainda existentes.
Esse processo acontece concomitantemente. O aluno assiste às aulas dadas
pela professora a todos da turma, e simultaneamente, a mesma ainda prepara
propostas diferentes aos que participam da recuperação paralela. Exaustivo?
Sim. Mas é preciso.
Para cada ano a estratégia de recuperação paralela acontece de maneira
diferente, porém existem alguns trâmites que são realizados por todas as
professoras igualmente, como o diagnóstico e relatórios, por exemplo.
As informações sobre o aluno são inseridas em seu registro de classe,
todos os trabalhos propostos são elaborados, registrados, colados em um caderninho individual e arquivados. Em
centros de estudo são avaliadas as estratégias e resultados do trabalho com
cada aluno.
Fica a certeza de que depois de todo esse trabalho todo mundo avança?
Claro que não! Mas fica a certeza de que cada profissional está fazendo a sua
parte com seu aluno, a parte dentro de uma equipe, a parte dentro de uma rede
compromissada com a Alfabetização e a parte com o que jurou no momento de sua
formatura quando optou por ser um profissional de Educação.
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