quinta-feira, 19 de setembro de 2013

RECUPERAÇÃO PARALELA



A recuperação paralela serve como suporte em eventuais necessidades do educando, numa sistemática que permite rever conteúdos não assimilados.

O objetivo da recuperação Paralela é fazer com que os alunos que não obtiveram um bom aprendizado nas etapas anteriores as quais já passaram, possam resgatar esses conteúdos e acompanhar a turma em que está inserido, participando ativamente das propostas de conteúdo que devem ser alcançadas, avançando com mais tranqüilidade e segurança, construindo novas aprendizagens.

Em nossa escola, o processo é iniciado a partir do diagnóstico realizado pela professora regente da turma em que o aluno está inserido e partindo de una revisão de aprendizagens que o aluno já possui, é traçado um novo foco para sanar os conteúdos não assimilados e as dúvidas ainda existentes.

Esse processo acontece concomitantemente. O aluno assiste às aulas dadas pela professora a todos da turma, e simultaneamente, a mesma ainda prepara propostas diferentes aos que participam da recuperação paralela. Exaustivo? Sim. Mas é preciso.

Para cada ano a estratégia de recuperação paralela acontece de maneira diferente, porém existem alguns trâmites que são realizados por todas as professoras igualmente, como o diagnóstico e relatórios, por exemplo.

As informações sobre o aluno são inseridas em seu registro de classe, todos os trabalhos propostos são elaborados, registrados, colados em um caderninho individual e arquivados. Em centros de estudo são avaliadas as estratégias e resultados do trabalho com cada aluno.


Fica a certeza de que depois de todo esse trabalho todo mundo avança? Claro que não! Mas fica a certeza de que cada profissional está fazendo a sua parte com seu aluno, a parte dentro de uma equipe, a parte dentro de uma rede compromissada com a Alfabetização e a parte com o que jurou no momento de sua formatura quando optou por ser um profissional de Educação.


 
 
 


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