quinta-feira, 26 de setembro de 2013

ROTINA

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO NO PLANEJAMENTO, NA VIDA!

Ter uma rotina diária com atividades programadas deixa a criança segura, contribui com a construção da autonomia e faz com que ela tenha mais disciplina. Não é só adulto que gosta de organização, a criança também! É nesse momento que se começa a perceber o tempo de cada atividade, a iniciação às regras, a importância do cumprimento dos deveres para ter acesso aos direitos, e tudo acaba fluindo bem. Montar um roteiro e segui-lo todos os dias, com horários e uma seqüência de atividades que seja compatível com o tempo de dispersão das crianças, é importantíssimo para o seu desenvolvimento. 


A rotina permite administrar o nosso dia-a-dia.
Saber o que esperar acalma a ansiedade e permite prever o que esperar.. As rotinas transmitem também segurança, pois regulam o nosso comportamento, nos dão indicações daquilo que esperam de nós. Saber que depois de tomar banho vamos jantar, que depois de comer vamos escovar os dentes ou que depois de ler uma história vamos dormir, permite antecipar o futuro e adequar o nosso comportamento para a próxima tarefa.



Assim acontece na escola. A criança sabendo que na terça tem aula de inglês, na sexta tem parquinho, ou na quarta tem aula de Educação Física, dá a ela uma noção de tempo semanal. Além dessa organização semanal, quando há uma rotina diária, melhora ainda mais. Chegar na sala de aula e juntamente com a professora saber tudo o que está planejado para acontecer naquele dia, trás uma noção de administração e competência para dar conta de tudo.
Essa previsão do futuro transmite confiança à criança para saber que quando acaba a escola, a mãe vai buscá-la de volta para casa. Que quando chegar em casa também terá uma rotina de afazeres até que o dia termine. Há crianças que preferem chegar a casa e brincar primeiro e depois fazer os trabalhos e outras preferem fazer os trabalhos primeiro e a seguir brincar; ver televisão, não importa. O que importa é dividir o tempo da criança com uma supervisão. Ensinando a ela a importância do cumprimento das atividades sabendo o momento de transição de uma para a outra sem desmotivar.


Os pais comentam muito sobre a falta de rotina de seus filhos, seja em relação aos horários não estabelecidos, aos hábitos não internalizados, às regras não colocadas ou não obedecidas, a falta de disciplina, de organização, ou seja, a falta de rotina da geração.

A criança pede a rotina, pois ela necessita de referência, de limite. Portanto a verdadeira dificuldade das crianças com a rotina é a mesma dificuldade dos pais. Enquanto não soubermos viver com o simples da vida, não suportaremos a rotina e conseqüentemente não conseguiremos passar estes valores para nossos filhos.


Um exemplo simples que pode nortear os pais como dificuldade para colocar limites, por exemplo, é o horário de dormir. É importante que as crianças em casa tenham hora para tudo também e não só na escola. Ter uma hora certa para dormir durante a semana reduz as discussões na hora de ir para a cama e no fim de semana pode haver um combinado de dormir mais tarde.

A rotina é uma organização consciente que a criança vai aprendendo em sua casa desde o nascimento e se inicia com a constância repetitiva de ações que os pais vão pacientemente repetindo, ensinando, fazendo junto, como os horários, higiene, lazer, estudo, enfim os hábitos vividos pela família; que na escola também são orientados.


A rotina é uma história cotidiana, é uma constância repetitiva que não deve ser desistida nem por pais nem professores.
E você? Tem a sua rotina diária? Comente conosco o assunto.

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