terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

EDUCAÇÃO: UM COMPROMISSO

HOJE TEVE PROERD!

O PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família, visando através de atividades educacionais em sala de aula, prevenir o abuso de drogas e a prática de atos de violência entre estudantes do Ensino Fundamental no país.     

O Programa, que é um plano de estudos organizado, é desenvolvido com auxílio de material didático, que oferece estratégias preventivas para a comunidade escolar e potencializa a participação da família no contexto escolar e no convívio social.          

O Programa possibilita à Escola complementar seu projeto pedagógico, segundo o que prescreve a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em seu artigo 2º:                   

“Art. 2º - A educação, dever da família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

O PROERD tem o compromisso de complementar o Projeto Pedagógico das Unidades de Ensino, realizando uma abordagem eclética, combinando os aspectos positivos dos diversos programas de prevenção. Com o conteúdo baseado no modelo da educação afetiva, o cerne da filosofia do PROERD está na previsão do aprendizado cumulativo, ou seja, através de um Plano de Estudos seqüencial e que promova o conhecimento acumulado, utilizando-se de Aulas interativo-expositivas, Dinâmicas de grupo, Grupos cooperativos, Demonstração por dramatização, Resolução de exercícios (individuais e em grupos).

Acreditamos que esse Projeto aliado ao PPP de nossa Unidade Escolar, “Para que a escola nos dê cidadãos”, venha complementar e auxiliar bastante os subprojetos que serão trabalhados no decorrer do ano, cujo serão apresentados temas variados que vão desde a questão da cidadania como também a fraternidade.

Entendemos que a função da escola de hoje vai além das portas fechadas. É demais importante conhecer a comunidade que a escola está inserida, o comportamento dos que nela habitam, os hábitos, valores e necessidades.

É a Escola Gastão Monteiro Moutinho em busca de alternativas e estratégias para o alcance uma educação como um todo.


Policial Thaís Teixeira apresentando o projeto na turma 1501

Policial Thaís Teixeira apresentando o projeto na turma 1501

Policial Thaís Teixeira apresentando o projeto na turma 1501

Nenhum comentário: