terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

PROJETO ACOLHIMENTO E CONHECIMENTO



Já no primeiro dia de aula iniciamos o projeto de "Acolhimento e conhecimento". 
Sabemos que muitos alunos permanecem e seguem em uma escola durante toda Educação Fundamental, ora necessitando trocar apenas por uma questão de continuidade e mudança de segmento. Porém, a volta às aulas sempre desperta uma curiosidade para todos os envolvidos; sejam crianças, responsáveis ou professores, todos, sem exceção, ficam na expectativa do que virá.

Nasce aí, a necessidade de no período inicial do ano letivo, o contato e a proximidade entre professor-aluno-responsável, se estreitar. Como o objetivo do mês inicial de aula é a diagnose, professor e aluno se observam, se relacionam, se analisam, se ouvem com atenção e já se inicia aí uma relação onde o conhecimento será construído e aprimorado. Nos primeiros contatos é possível perceber o professor mais afetuoso, o mais durão, a criança mais atenta, a mais prestativa, a mais inquieta, enfim, o trabalho já começa!

Por isso, pais e responsáveis, a presença de vocês se torna cada vez mais importante na escola. A participação diária ao olhar um caderno, ao ver a agenda, ao perguntar para seu filho (a) como foi o dia, se tem dever de casa e ainda vamos além; a importância de estarmos todos alinhados como um todo para a formação de um indivíduo capaz de refletir, se posicionar e ir à luta.
O convite ao conhecimento e participação está feito não só com esse projeto, mas também nos ajudando a exercer o Projeto Político Pedagógico da escola que é: "Para que a escola nos dê cidadãos", dando continuidade em casa. 

Aproveitem esse período de duração do projeto passando para o professor de seu filho(a) qualquer particularidade, dificuldade e histórico. 
Nós da Gastão Monteiro Moutinho estamos colaborando para um ano letivo produtivo.
Participe você também!

Nenhum comentário: