sexta-feira, 14 de março de 2014

SALA DE REFORÇO X SALA DE RECURSOS X RECUPERAÇÃO PARALELA


Diferentemente do que muitos pensam, o foco do trabalho da SALA DE RECURSOS não é clínico. É pedagógico. Nas salas de recursos, o professor trabalha alinhado com o professor regente e prepara o aluno para desenvolver habilidades e utilizar instrumentos de apoio que facilitem o aprendizado nas aulas regulares. Hoje, a lei determina que somente quem tem deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou altas habilidades seja atendido nesses ambientes. Com o foco definido, o professor volta a atenção para o essencial: proporcionar a adaptação dos alunos para a sala comum. Cada aluno tem um plano pedagógico exclusivo, com as atividades que deverá desenvolver e o tempo estimado que passará na sala. No trabalho da Sala de Recursos são utilizadas estratégias e maneiras diferentes para o alcance da aprendizagem e desenvolvimento cognitivo da criança.


O objetivo principal do PROJETO DE REFORÇO é conduzir os alunos ao desenvolvimento de habilidades apontadas como críticas, objetivando o alcance da melhoria da aprendizagem. O reforço escolar acontece em horário diferente do seu turno e proporciona uma ação pedagógica fortalecida nas unidades escolares, aprimorando o conhecimento dos alunos que necessitam de um trabalho mais individual, principalmente no que se refere a leitura, interpretação e a realização das operações básicas de matemática.



 Já a RECUPERAÇÃO PARALELA é um trabalho executado pelo próprio professor regente da turma, quando percebe que algum aluno está com pequenas dificuldades de acompanhar os conteúdos. É realizada na própria sala de aula e horário, como uma oportunidade de maior fixação dos conteúdos apresentados. Os alunos recebem um caderninho e a professora elabora uma série de trabalhinhos complementares, de maneira que a criança veja mais de uma vez o conteúdo que não foi aprendido.

 

Nossa escola trabalha com as três estratégias. Um compromisso que reafirma e demonstra o empenho com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

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