segunda-feira, 31 de março de 2014

VACINAÇÃO HPV: 03/04, 5ª FEIRA


Informativo sobre vacina contra HPV

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em 2014, amplia o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina quadrivalente contra o Papilomavírus humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS). A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará, nas próximas décadas, prevenir essa doença, que representa hoje a 2ª principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.
Devido à sua alta incidência e mortalidade, o câncer do colo do útero é um importante problema de saúde pública, especialmente nos países em desenvolvimento. Embora tenha alta incidência, este câncer apresenta forte potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente, seja por meio de consultas regulares ao ginecologista seja pela realização regular dos exames recomendados a partir dos 25 anos de idade. Entre as estratégias de prevenção mais utilizadas, além da detecção precoce, esta vacinação, o uso de preservativo e ações educativas. Estimativas mundiais apontam aproximadamente 530 mil casos novos e 275 mil mortes por câncer do colo do útero ao ano, sendo 88% desses óbitos em países em desenvolvimento.
Nesta primeira etapa, do ano de 2014, a população alvo da vacinação com a vacina HPV é composta por adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 11 a 13 anos. No município do Rio de Janeiro, estima-se 141.247 meninas de 11 a 13 anos de idade.
A vacinação ocorrerá nas unidades de Saúde (US) como rotina e em escolas públicas e privadas por ocasião das ações extramuros, com flexibilidade de adaptação às realidades locais. Para tanto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) firmou parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), no sentido de divulgar e viabilizar a oferta da vacina às alunas.
             Mediante o exposto, nossa escola receberá a equipe de vacinação na 5ªf, dia 03/04, para atendimento as meninas que se enquadram na faixa etária e que recebemos autorização dos responsáveis.
Solicitamos a todas as meninas envolvidas com a vacinação, que não faltem nesse dia e que venham munidas de CARTEIRA DE VACINAÇÃO E DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO.

Nenhum comentário: