terça-feira, 26 de agosto de 2014

INCLUSÃO


Atendendo a pedidos, nossa postagem de hoje falará um pouco sobre o sistema de inclusão de um modo geral e também como funciona na nossa escola.


Inclusão social é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão da vida em sociedade, provocada pela falta de classe social, origem geográfica, educação, idade, existência de deficiência ou preconceitos raciais.
Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais favorecidos no sistema meritocrático em que vivemos.
Durante muitos anos, as crianças com deficiência eram excluídas de muitas vivências, inclusive a escolar.

A proposta de inclusão social de alunos com necessidades especiais, no ensino regular, é hoje garantida pela legislação educacional brasileira. Contudo, a inclusão com garantia de direitos e qualidade de educação ainda está caminhando, pois as mudanças necessárias são muitas, inclusive estruturais.



   
Lais acompanhando alunos do 4º ano (alunos Mariana e Gustavo)
 

Em nossa Unidade Escolar, já incluímos rampas de acesso, preparamos um banheiro especialmente para utilização de cadeirantes, nossas professoras participam de capacitações e reuniões pedagógicas, que incentivam a troca e o estudo de cada síndrome para saber como lidar com situações do dia a dia desses alunos, e contamos com estagiárias (nas fotos estão a Lais e a Gisele), que acompanham essas crianças em sala de aula.

 
Professora Tania executando atividades com seu aluno Yuri do 3º ano

Desta forma é proposto o paradigma da inclusão social, onde este consiste em tornar toda a sociedade um lugar viável para a convivência entre pessoas de todos os tipos e inteligências na realização de seus direitos, necessidades e potencialidades

  
Gisele realizando atividade com o aluno Alexandre

 É certamente uma conquista diária não só das crianças portadoras de necessidades, mas também de cada um que participa desse processo de inclusão e evolução.
O olhar para cada dia, cada progresso, certamente é diferenciado, pois as propostas são feitas para cada um compreendendo cada dificuldade, potencial, habilidades e outras inteligências e aptidões, em contra partida, também se torna necessário que a sociedade abra espaços conforme as necessidades de adaptação específicas possibilitando que as pessoas portadoras de necessidades especiais se tornem capazes de interagir naturalmente na sociedade, sem promover a discriminação e a segregação do indivíduo.


Desta forma é proposto inicialmente dentro do ambiente escolar, que o paradigma da inclusão social seja quebrado e que cada vez mais a escola possa ser um lugar viável para a convivência entre pessoas e inteligências na realização de seus direitos, necessidades e potencialidades.

Nenhum comentário: