Atendendo a pedidos, nossa postagem de hoje falará um pouco sobre o sistema de inclusão de um modo geral e também como funciona na nossa escola.
Inclusão social é um conjunto de meios e ações que combatem
a exclusão da vida em sociedade, provocada pela falta de classe social, origem
geográfica, educação, idade, existência de deficiência ou preconceitos raciais.
Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados
oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie a
todos e não apenas aos mais favorecidos no sistema meritocrático em que
vivemos.
Durante muitos anos, as crianças com deficiência eram
excluídas de muitas vivências, inclusive a escolar.
A proposta de inclusão social de alunos com necessidades
especiais, no ensino regular, é hoje garantida pela legislação educacional
brasileira. Contudo, a inclusão com garantia de direitos e qualidade de
educação ainda está caminhando, pois as mudanças necessárias são muitas,
inclusive estruturais.
Desta forma é proposto o paradigma da inclusão social, onde
este consiste em tornar toda a sociedade um lugar viável para a convivência
entre pessoas de todos os tipos e inteligências na realização de seus direitos,
necessidades e potencialidades
É certamente uma conquista diária não só das crianças
portadoras de necessidades, mas também de cada um que participa desse processo
de inclusão e evolução.
O olhar para cada dia, cada progresso, certamente é
diferenciado, pois as propostas são feitas para cada um compreendendo cada
dificuldade, potencial, habilidades e outras inteligências e aptidões, em
contra partida, também se torna necessário que a sociedade abra espaços
conforme as necessidades de adaptação específicas possibilitando que as pessoas
portadoras de necessidades especiais se tornem capazes de interagir
naturalmente na sociedade, sem promover a discriminação e a segregação do
indivíduo.
Desta forma é proposto inicialmente dentro do ambiente
escolar, que o paradigma da inclusão social seja quebrado e que cada vez mais a
escola possa ser um lugar viável para a convivência entre pessoas e
inteligências na realização de seus direitos, necessidades e potencialidades.
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