segunda-feira, 1 de junho de 2015

PROVAS 2º BIMESTRE

Sabemos que Isaac Newton, físico e matemático, descreveu três leis que explicam vários comportamentos relativos aos movimentos dos corpos. As leis descritas foram: o princípio da Inércia, da Dinâmica e da Ação e Reação.

Fazendo agora uma simples e inocente ligação com a relação do professor com o aluno; podemos dizer que aquele que ensina espera uma reação chamada aprendizagem. Aquele que transmite o conhecimento, deseja que ele seja entendido e absorvido pelo seu ouvinte. Em outras palavras, o professor espera que o aluno aprenda. Ele faz uma ação e aguarda uma reação, de preferência positiva, que é a certeza de que o aluno aprendeu.

Mas como mensurar esse aprendizado? A avaliação é de forma qualitativa, quantitativa, ou um misto de opções? Existe um roteiro e sequência entre o que ensinar e o quanto foi aprendido? A resposta é sim!


O professor de cada série / ano de escolaridade, sabe exatamente os conteúdos que devem ser passados e o comportamento de saída que cada aluno deve ter para a conclusão sobre o aprendizado.


Cada disciplina possui seus descritores, que representam o detalhamento de uma habilidade cognitiva (em termos de grau de complexidade), que está sempre associada a um conteúdo que o estudante deve dominar na etapa de ensino em análise. Esses descritores são expressos da forma mais detalhada possível, permitindo-se a mensuração por meio de aspectos que podem ser observados.
Cada tópico ou tema de uma disciplina, reúne um grupo de descritores que visa à avaliação de diferentes competências do estudante.
Sendo assim, quando o professor dá uma nota ao aluno, ela sempre será composta de um embasamento teórico oriundo dos descritores, tanto quanto as características observadas em sala de aula.

Por isso, o intuito dessa postagem, além de esclarecer aos responsáveis como é feita a montagem das notas, também é o de solicitar que haja um acompanhamento dos conteúdos passados em sala de aula, para que não sejam acumulados para a semana de provas, tendo a percepção de que muitos objetivos que são esperados para o término do bimestre não foram alcançados e aí desencadear uma pressão e estresse sobre o aluno.

Mais uma vez, reforçamos a importância da criação do hábito do estudo diário e do estímulo dado pelos responsáveis para que a criança se orgulhe de suas produções e resultados.

Abaixo citamos exemplos dos descritores de Ciências, mas os descritores do segundo bimestre para todas as disciplinas e anos, encontram-se AQUI. Cliquem e tenham acesso ao conteúdo que seu filho necessitará saber para que inicie o próximo bimestre sem defasagem.


DESCRITORES – 2° BIMESTRE /2015 CIÊNCIAS
4º ANO - CIÊNCIAS
 Correlacionar os seres vivos produtores da cadeia alimentar aos vegetais que realizam a fotossíntese.
 Demonstrar conhecimento e compreensão acerca do conceito de ecossistema.
 Diferenciar os níveis tróficos segundo a maneira como os seres vivos obtêm a energia necessária para a sua sobrevivência.
 Identificar as condições necessárias para a realização da fotossíntese.
 Reconhecer a interação de fatores bióticos e abióticos, identificando-o sem um ecossistema.
 Reconhecer as funções da raiz, do caule, da folha e da flor, nos vegetais.
 Reconhecer que, na fotossíntese, a planta utiliza energia solar, gás carbônico e água para produzir açúcares que podem ser utilizados imediatamente ou estocados.
 Reconhecer, em cadeias e teias alimentares, a presença de produtores, consumidores e decompositores.

DESCRITORES – 2° BIMESTRE /2015 CIÊNCIAS
5º ANO - CIÊNCIAS
• Associar os tipos de nutrientes e suas funções aos alimentos presentes na dieta diária.
• Compreender e identificar o caminho dos alimentos no corpo humano.
• Compreender o papel das vitaminas para a saúde, identificando-as em alguns alimentos.
• Compreender os níveis de organização do corpo humano, a partir da célula.
• Identificar as origens dos alimentos.
• Identificar hábitos e atitudes que contribuem para a manutenção e melhoria da saúde.
• Identificar processos de conservação dos alimentos, relacionando-os à manutenção da saúde.
• Identificar, em representações figurativas, os sistemas do corpo humano e seus respectivos órgãos, relacionando-os às suas funções.
• Reconhecer células de diferentes tecidos do corpo humano.
• Reconhecer o processo de alimentação como forma de obtenção de materiais e energia para o funcionamento e crescimento do corpo.

DESCRITORES – 2° BIMESTRE /2015 CIÊNCIAS
6º ANO - CIÊNCIAS
 Avaliar a importância da água tratada para o consumo humano.
• Compreender a importância das ETA (Estações de Tratamento de Água) no fornecimento de água, em condições apropriadas para consumo.
• Descrever as etapas de tratamento, origem (captação) e tipo de tratamento da água.
• Diferenciar as doenças transmitidas pelo contato direto com a água contaminada das doenças transmitidas por vetores, cujo ciclo de vida está relacionado à água.
• Diferenciar as mudanças de estado físico da água, relacionando-a às situações vivenciadas no cotidiano.
• Diferenciaras propriedades da água, identificando-asem situações vivenciadas no cotidiano.
• Estimular ações que promovam o uso racional da água.
• Identificar a presença de água no interior do corpo dos seres vivos.
• Interpretar imagens, gráficos ou tabelas que alertam para a importância da preservação da água do planeta.
• Reconhecer a existência de água em vários estados físicos, a partir de textos ou ilustrações figurativas que apresentem diferentes regiões do globo, situações experimentais ou do cotidiano.
• Reconhecer a importância e as medidas fundamentais para a preservação da água no planeta.
• Reconhecer o estado físico da água em diferentes ambientes naturais.
• Reconhecer que 3/4 do planeta são compostos por água e que apenas um pequeno percentual representa água potável.
• Reconhecer, por meio da leitura de gráficos, os principais usos da água em atividades humanas no Brasil.
• Relacionar o ciclo da água (evaporação, condensação e precipitação) ao processo de formação de nuvens de chuvas.

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