segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

CONSTRUINDO UMA BOA ESCOLA


Dos primeiros anos escolares até os anos maiores de formação, é tarefa da escola, definir regras sociais claras que favoreçam a convivência e o aprendizado de todos os alunos. Normas são necessárias para definir o que é esperado, exigido ou proibido em relação aos estudantes e servem para ser seguidas e acompanhadas.

Não há duvida de que o espaço público necessita ser respeitado, o funcionário necessita ser respeitado, o aluno precisa ser respeitado. O respeito é um ciclo que vicia e sabemos que o desrespeito também. Por isso, a necessidade de já, logo nos primeiros dias de contato, que as crianças já tenham acesso às regras da Unidade escolar, assim como a construção de regras e combinados entre as turmas e professores, sejam claras e pertinentes para um bom convívio. Na prática, além da família, a criança tem na escola um importante mediador da aprendizagem sobre comportamentos sociais comuns ao grupo em que está inserida e que, quando aprendidas, levam para a vida toda e utiliza em todas as suas relações interpessoais. Para que crianças e adolescentes entendam e respeitem as regras, é fundamental que a família esteja ciente e apoie o que é definido pela escola. O ideal,  é que haja a maior afinidade possível entre os princípios da escola e os da família, por isso a importância da relação estreita entre escola-responsáveis-comunidade.para que haja uma continuidade e compreensão que tais iniciativas não servem apenas para a escola, mas sim, para a vida.

Sendo assim, comunicamos algumas regras já fixadas e que devem ser seguidas para termos um bom andamento do ano letivo: 
  1. Atualização de cadastro: É de extrema importância que a escola tenha os dados atualizados na ficha de cada aluno. Para isso, o responsável deve colaborar com a informação sempre que algo mudar, seja telefone, endereço, tipo de transporte utilizado para regressar, se vai sozinho ou condução. Em uma emergência com a criança, a escola precisa se comunicar de algum modo com o responsável e nem sempre os pais deixam seus contatos atualizados. Fique atento!
  2. Doenças pré existentes: É de responsabilidade dos pais informar à escola alguma particularidade de seu filho. Se há doença pré existente e/ou alguma necessidade especial, a escola deve ter ciência imediata.
  3. Respeito aos horários: Tanto para entrada e saída dos alunos, quanto nas aulas, horário de merenda e troca de professores, é imprescindível que tudo corra dentro do horário. Havendo cumprimento, a organização da rotina escolar flui positivamente, sem dispersão ou tumulto. Seja pontual!
  4. Uniforme: Todos os alunos receberam seus kits de uniforme. A Direção da U.E não permitirá a entrada dos alunos que estiverem em desacordo com o exigido pela SME. Evite transtorno. Traga seu filho uniformizado. Caso ele já venha sozinho, reforce essa regra.
  5. Acompanhamento do material escolar: É muito importante que os responsáveis estejam atentos ao uso do material escolar individual. É enorme o número de crianças que chega na escola sem lápis, sem borracha, inclusive sem caderno! Favor atentar e ensinar a ter zelo e cuidado.
  6. Uso de agenda: A agenda é um meio de comunicação muito importante dentro da escola. tanto para os pais comunicarem algo, como para a escola passar alguma informação. Crie o hábito de olhar sempre!
  7. Garrafinha: Para que não hajam interrupções ou dispersão em sala de aula com pedidos para beber água toda hora, solicitamos que cada aluno traga uma garrafa para que a encha no início da aula, reponha na merenda e se mantenha hidratado.
  8. Funcionamento dos portões: Para segurança da unidade e dos alunos, nossos portões ficam fechados. Havendo alguma necessidade de comunicação, identifique-se no interfone e dirija-se à secretaria.
  9. Reuniões de Responsáveis: As RR acontecem aos sábados e sempre são informadas as datas com antecedência. É de extrema importância a frequência, para que estejam sempre informados, assim como também por ser o momento oportuno para saber como está o andamento de seu filho, o progresso dos conteúdos e a oportunidade de conversar com a professora individualmente, se necessário, uma vez que não há atendimento fora da data nos dias normais de aula,
  10. Interrupção da aula: Não autorizamos a entrada de responsáveis para conversar com os professores durante o horário de aula. Tal ação foi tomada pensando justamente no tempo produtivo de aula. Qualquer necessidade, favor se dirigir à secretaria e dependendo do assunto, um horário será marcado previamente com o profissional para atendimento.
  11. Indisciplina: É inadmissível a indisciplina e a falta de respeito seja com quem for, dentro da unidade escolar. Esse é um assunto que muito preocupa a gestão e sempre acarretará em ações diferenciadas como a solicitação da presença do responsável, registro em ata e advertência.
  12. Faltas: A ausência do aluno em dia de aula, acarretará em falta. Em caso de afastamento por doença, a escola necessita ser informada imediatamente. Para que as faltas sejam abonadas, será necessária a apresentação de atestado médico. Todo o sistema atual é informatizado e uma vez feito o lançamento, não há como reverter. Tenha atenção!
  13. Refeitório: É inaceitável a desorganização no uso do espaço. Após cada turma, uma outra vem logo em seguida, por isso a importância de deixar o local sempre asseado. Colabore!
  14. Barulho: Uma atividade diferente em sala de aula é sempre um incentivo e possui seu atrativo, porém é importante mantermos o silêncio principalmente na transição pelo corredor e troca de professores, quando é o caso. A elevação da voz e o alvoroço, acabam incomodando e afetando as demais turmas.
  15. Proibições: Solicitamos aos responsáveis que não façam uso de boné e roupas inadequadas ao entrar no prédio público. Não permitiremos entrada sem camisa, nem com tops e biquine. Também contamos com a colaboração e entendimento de todos não incentivando, nem trazendo para a escola objetos de valor. Não é responsabilidade da escola.
Em uma escola organizada, as crianças vão aprendendo desde pequenas, como é a rotina, o que ela considera que seja permitido e já vai construindo seu senso crítico e seu poder de auto avaliação. É importante ficar claro que a imagem de uma escola é construída pela própria escola, e a escola é feita por todos que dela, inclusive, usufruem. Colabore conosco! Dê bons exemplos e aproveite para repensar sua conduta como responsável por uma criança e por sua formação.

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