No dia 22 de setembro é comemorado o dia da inclusão.
Nossa unidade escolar possui alunos integrados e o trabalho realizado na Sala de Recursos pela professora Fátima Sampaio tem sido bastante reconhecido pelos avanços que os as crianças tem apresentado.
Lógico que o trabalho é multidisciplinar e a presença ativa dos responsáveis e outros profissionais especialistas, colabora.
Para comemorar esse dia, reunimos as crianças, seus responsáveis, planejamos atividades e nos divertimos bastante!
Na sala de recursos, a professora Fátima expôs os trabalhos realizados, os jogos utilizados, apresentou um vídeo do dia a dia do seu trabalho com os alunos executando tarefas e fez a leitura de um livro.
No pátio coberto, o professor de E.F, Adriano, propôs 3 atividades práticas: capoeira, amarelinha africana e reloginho(corda)
Os alunos incluídos, em muitas das vezes, possuem indicação de acompanhamento profissional fora da escola, porém, nem sempre é possível devido a vários fatores que passam, inclusive, pela questão financeira e dificuldade de locomoção.
Os estagiário e a sala de recursos são os acompanhamentos mais presentes e de maior continuidade que na maioria das vezes o aluno possui e a presença à escola diariamente faz toda a diferença.
Incluir não é só fazer o obrigatório ou apenas cumprir as leis. Incluir é realmente inserir o alunos ao grupo, proporcionar estratégias para que ele evolua, estar junto possibilitando o acolhimento da melhor forma, avaliá-lo constantemente e principalmente, treinar o olhar para uma análise qualitativa e não simplesmente numeral.
Temos orgulho em receber as crianças portadoras de necessidades especiais, desenvolver habilidades e principalmente conhecê-los, respeitá-los e acompanhar de perto sua trajetória.
Há ainda muito o que fazer, mas a sociedade já deu um grande passo.
Sejamos humanos, sejamos presentes, façamos a diferença!
Um comentário:
Show de bola
Postar um comentário