A E. M. Gastão Monteiro Moutinho
está localizada na Taquara, em Jacarepaguá,
e atende crianças da Educação Infantil
ao 6º ano do Ensino Fundamental.
O Projeto Político Pedagógico
Para que a Escola nos Dê Cidadãos
tem como objetivo, tornar o aluno
um ser participante, ativo na busca pelas soluções
dos problemas atuais, desenvolvendo sua autoconfiança e capacidade criativa.
Durante o primeiro bimestre, uma das atividades significativas
da Escola Gastão Monteiro Moutinho foi a criação
do Alfabetário Poético por alunos do 6º ano experimental.
A atividade foi elaborada pela professora Margarete Pires Bastos
nas aulas de português nas turmas 1601 e 1602.
Com a comemoração do aniversário da cidade,
a professora falou sobre os pontos turísticos,
as belezas naturais da cidade e o ar poético que a inspira.
As crianças realizaram poemas sobre os pontos turísticos
da cidade e adoraram a brincadeira.
Com o objetivo de aumentar o vocabulário,
a professora Margarete idealizou o alfabetário poético
para ilustrar a sala e aproveitar o entusiasmo.
As crianças colaboraram com a ideia do início ao fim.
Inicialmente, duplas foram formadas para a confecção das poesias
e todos ajudaram na montagem e exibição do material.
Mural com as poesias dos alunos dentro da sala de aula.
A Escola Gastão Monteiro Moutinho
tem como missão desenvolver o aluno enquanto indivíduo social,
cognitivo e existencial através da prestação de um serviço sério,
focado em objetivos e metas educacionais
preparando-o para os desafios da vida adulta.
Conheça um pouco mais do projeto político pedagógico da unidade escolar:
OBJETIVOS GERAIS DA UNIDADE ESCOLAR GASTÃO MONTEIRO MOUTINHO
- Desenvolver o pensamento crítico e a
participação do indivíduo na Sociedade formando cidadãos conscientes a partir da compreensão da importância da comunicação nas relações sociais, na relação do homem com a natureza e consigo mesmo.
- Compreender a cidadania como
participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando no dia a dia atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito
- Posicionar-se de maneira crítica, responsável e
construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e tomar decisões coletivas.
- Conscientizar-se de seus direitos e deveres
enquanto cidadão, pois a partir do momento em que se percebe sujeito do processo histórico, social, cultural e político, o ser humano apropria-se da realidade material intervindo em prol da melhoria da qualidade de vida.
- Utilizar as diferentes linguagens – verbais, matemáticas,
gráficas, plásticas e corporais – como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicações.
- Questionar a realidade formulando problemas
e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade,
- a intuição, a capacidade de análise crítica,
selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
- Aproveitar todos os espaços
oportunizando a participação da comunidade escolar dentro do processo ensino-aprendizagem como agente consciente.
- Construir o saber a partir da realidade e experiências
vivenciadas confrontando a realidade social e a compreensão crítica dos acontecimentos, possibilitando a todos escrever e, coletivamente, transformar a sociedade.
- Despertar o interesse envolvendo toda
comunidade escolar para um diagnóstico participativo. Com o início do ano letivo e durante todo o período escolar fornecendo novos elementos para a reconstrução do planejamento, tornando uma escola prazerosa.
OBJETIVOS IMEDIATOS
O aluno deverá ser capaz de:
• Numa situação autêntica de comunicação,
estabelecer contato com o mundo que o cerca e,
consequentemente, com outros valores, outras culturas,
outras realidades, outras formas de ver o mundo;
• Reconhecer as diversas linguagens,
modo de sentir, pensar, ver e viver a vida;
• Expressar-se em diferentes linguagens
e ter vontade de conhecer seu próprio corpo,
suas emoções e saber lidar com elas,
perceber que ele vive dentro de grupos
e como tal ele tem responsabilidades;
• Despertar a consciência ecológica,
observando as transformações da natureza,
o trabalho em que o homem modifica a natureza
e os reflexos dessas mudanças para a humanidade.
A proposta pedagógica do ano letivo de 2013
está baseada no investimento da leitura e da escrita
a fim de construir um alicerce firme do educando,
objetivando o alcance da auto-segurança e auto-estima,
fortalecendo-o para qualquer desafio pedagógico.
Desta forma, atividades, como a criação do Alfabetário Poético,
estão inseridas dentro do Projeto Político Pedagógico
e visam fortalecer e qualificar cada vez mais
o aprendizado dos alunos.
Pode-se dizer que ensinar é um ato de sensibilidade, cabendo ao profissional ter a percepção e disposição para aproveitar os ganchos trazidos pela própria demanda do educando, transformando em aprendizado todo e qualquer ensinamento (Glauce Fontes).
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Turma 1601 que participou da criação do Alfabetário Poético. |
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