terça-feira, 4 de junho de 2013

PORTAL RIOEDUCA

Na terça-feira, dia 14 de maio, estivemos no Portal da Prefeitura com o Projeto Alfabetário Poético. Confira! Segue abaixo a reportagem na íntegra. Não deixem de ler os poemas criados pelos alunos, na apresentação de slides. Estamos muito orgulhosos!

Criando e Aprendendo com o Alfabetário Poético

Tags: 7ªcre, projetos.

A E. M. Gastão Monteiro Moutinho
 está localizada na Taquara, em Jacarepaguá, 
e atende crianças da Educação Infantil 
ao 6º ano do Ensino Fundamental. 
O Projeto Político Pedagógico 
Para que a Escola nos Dê Cidadãos
tem como objetivo, tornar o aluno 
um ser participante, ativo na busca pelas soluções
dos problemas atuais, desenvolvendo
sua autoconfiança 
 e capacidade criativa.

Durante o primeiro bimestre, uma das atividades significativas
da Escola Gastão Monteiro Moutinho foi a criação
do Alfabetário Poético por alunos do 6º ano experimental. 
A atividade foi elaborada pela professora Margarete Pires Bastos
nas aulas de português nas turmas 1601 e 1602.





Com a comemoração do aniversário da cidade,
a professora falou sobre os pontos turísticos,
as belezas naturais da cidade e o ar poético que a inspira.
As crianças realizaram poemas sobre os pontos turísticos
 da cidade e adoraram a brincadeira.

Com o objetivo de aumentar o vocabulário,
a professora Margarete idealizou o alfabetário poético
para ilustrar a sala e aproveitar o entusiasmo.
As crianças colaboraram com a ideia do início ao fim.
Inicialmente, duplas foram formadas para a confecção das poesias
 e todos ajudaram na montagem e exibição do material.

Mural com as poesias dos alunos dentro da sala de aula.

A Escola Gastão Monteiro Moutinho
tem como missão desenvolver o aluno enquanto indivíduo social,
cognitivo e existencial através da prestação de um serviço sério,
focado em objetivos e metas educacionais
preparando-o para os desafios da vida adulta.


Conheça um pouco mais do projeto político pedagógico da unidade escolar:
OBJETIVOS GERAIS DA UNIDADE ESCOLAR
GASTÃO MONTEIRO MOUTINHO

  • Desenvolver o pensamento crítico e a
    participação do indivíduo na Sociedade
    formando cidadãos conscientes a partir
    da compreensão da importância da
    comunicação nas relações sociais,
    na relação do homem com a natureza e consigo mesmo.
  • Compreender a cidadania como
    participação social e política,
    assim como exercício de direitos
    e deveres políticos, civis e sociais,
    adotando no dia a dia atitudes
    de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças,
    respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito
  • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e
    construtiva nas diferentes situações sociais,
    utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos
    e tomar decisões coletivas.
  • Conscientizar-se de seus direitos e deveres
    enquanto cidadão, pois a partir do momento
     em que se percebe sujeito do processo histórico,
    social, cultural e político, o ser humano
    apropria-se da realidade material intervindo
     em prol da melhoria da qualidade de vida.
  • Utilizar as diferentes linguagens – verbais, matemáticas,
     gráficas, plásticas e corporais – como meio
    para produzir, expressar e comunicar suas idéias,
     interpretar e usufruir das produções culturais em
    contextos públicos e privados, atendendo
    a diferentes intenções e situações de comunicações.
  • Questionar a realidade formulando problemas
     e tratando de resolvê-los, utilizando para isso
     o pensamento lógico, a criatividade, 
  • a intuição, a capacidade de análise crítica,
    selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
  • Aproveitar todos os espaços
    oportunizando a participação da comunidade escolar
     dentro do processo ensino-aprendizagem como agente consciente.
  • Construir o saber a partir da realidade e experiências
    vivenciadas confrontando a realidade social
    e a compreensão crítica dos acontecimentos,
    possibilitando a todos escrever e, coletivamente,
    transformar a sociedade.
  • Despertar o interesse envolvendo toda
     comunidade escolar para um diagnóstico participativo.
    Com o início do ano letivo e durante todo
    o período escolar fornecendo novos elementos
     para a reconstrução do planejamento,
    tornando uma escola prazerosa.

OBJETIVOS IMEDIATOS

O aluno deverá ser capaz de:
• Numa situação autêntica de comunicação,
estabelecer contato com o mundo que o cerca e,
consequentemente, com outros valores, outras culturas,
outras realidades, outras formas de ver o mundo;

• Reconhecer as diversas linguagens,
modo de sentir, pensar, ver e viver a vida;

• Expressar-se em diferentes linguagens
e ter vontade de conhecer seu próprio corpo,
suas emoções e saber lidar com elas,
perceber que ele vive dentro de grupos
e como tal ele tem responsabilidades;

• Despertar a consciência ecológica,
observando as transformações da natureza,
o trabalho em que o homem modifica a natureza
 e os reflexos dessas mudanças para a humanidade.


Apresentação em slides do Alfabetário Poético.


 A proposta pedagógica do ano letivo de 2013
 está baseada no investimento da leitura e da escrita
a fim de construir um alicerce firme do educando, 
objetivando o alcance da auto-segurança e auto-estima, 
fortalecendo-o para qualquer desafio pedagógico. 
Desta forma, atividades, como a criação do Alfabetário Poético, 
estão inseridas dentro do Projeto Político Pedagógico
e visam fortalecer e qualificar cada vez mais
 o aprendizado dos alunos.

Pode-se dizer que ensinar é um ato de sensibilidade,
cabendo ao profissional ter a percepção
e disposição para aproveitar
os ganchos trazidos pela própria demanda do educando,
transformando em aprendizado
 todo e qualquer ensinamento (Glauce Fontes).



Turma 1601 que participou da criação do Alfabetário Poético.

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