terça-feira, 20 de agosto de 2013

LER É FUNDAMENTAL

De dois em dois anos acontece no Rio de Janeiro a Bienal do Livro. 
Nesse ano, em especial, a feira completa 30 anos e terá início no dia 29/08. 
Para leitores, é a oitava maravilha do mundo. Para os não leitores, também!
É difícil não se render a tanto encantamento e deixar o evento passar em branco.
Confira abaixo clicando na imagem, a programação cultural.



Para o pedagogo Paulo Freire, aprender a ler e escrever é, antes de tudo, aprender a ler o mundo, compreendendo suas diversas nuances. Logo, o indivíduo alfabetizado tem seu universo ampliado e pode exercer de forma digna a cidadania.Segundo o  professor, só se aprende a ler, lendo, e só se aprende a escrever, escrevendo. Quanto mais você ler, melhores serão seus textos e, da mesma forma, quando mais escrever, melhor compreensão terá dos textos e o processo de escrita que os envolve.

Por isso cada vez mais as escolas estão recebendo obras literárias, incentivando os espaços de sala de leitura e professores se mostrando tão "antenados" em unir conteúdos a livros complementares. A leitura abre portas para a imaginação e ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.

Baseado em todas essas afirmativas e mais o conhecimento prático do dia a dia de uma rotina escolar, deixamos algumas dicas para uma boa leitura:



1. Leia com cuidado
Para conseguir absorver o máximo do texto é necessária uma leitura cuidadosa e atenciosa. Não tenha medo de destacar, anotar e marcar as páginas, sua personalização do livro irá completar aquilo que o autor deseja transmitir. Tome o tempo necessário e pergunte o que for preciso para realmente se aprofundar nos temas, técnicas e objetivos do autor.

2. Ficha de leitura
Aprimorar a leitura é ter uma visão geral do conteúdo do livro. Por meio de fichas, por exemplo, a classificação de personagens, enredo, gênero do livro e outras particularidades ficam muito mais fáceis de serem entendidas.

3. Identificar clichês
Quanto mais atenção você tiver para o material de outros autores, mais cuidado terá quando for confeccionar seus próprios textos.

4. Leia em voz alta
Ler em voz alta é uma ótima estratégia de memorização e entendimento de leituras mais complexas e exigentes. Quando estiver na fase inicial da escrita de seus textos, ler em voz alta também pode ajudá-lo a colocar as ideias em ordem e evitar que fique confuso ou mal explicado. Erros de gramática e na estrutura das frases também são evitados com mais facilidade quanto você escuta o que escreveu.

5. Leia
A melhor estratégia para ler melhor é cultivar a leitura. Leia sempre. Não espere uma tarefa mandada pelos professores para ler por obrigação. Escolha obras de seu interesse e, gradualmente, aumente as opções para diversificar seus conhecimentos e gosto 

E então, todos animados para visitar a Bienal do Livro e fazer muitos empréstimos na Sala de Leitura ?!

Deixem também seus comentários acerca desse assunto!

Professor, aproveite nosso espaço e já faça a sua inscrição clicando na imagem abaixo.

Nenhum comentário: