quinta-feira, 22 de agosto de 2013

RACIOCÍNIO, A ALMA DO NEGÓCIO!

No início do aprendizado da leitura e escrita, um novo universo é apresentado à criança.
Até que a percepção dos códigos se estabeleça e todos reconheçam as letras e números como tal, leva um tempo. Importante também nesse momento, é a percepção do professor acompanhando a interpretação que cada um vai dar e o tempo do despertar de cada um.
Porém, antes mesmo de todo o mecanismo de aprendizagem, o ato de raciocinar é extremamente necessário. Como poderá um aluno perceber que juntando letras formam-se sílabas, que juntadas formam palavras, que unidas formam frases e que formam textos que possuem conteúdo interpretativo? Difícil, não?!
Trabalhar o raciocínio das crianças colaborando para o despertar do aprendizado tem sido um dos nossos focos e juntando o tema do nosso 3º eixo temático, Cultura, trouxemos para as salas de aula o Tangran.

Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. 
Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para outros estudos também.
Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras.
Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretinham os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".
O tangram é um jogo que se originou na China e aos poucos foi chegando ao Brasil, e com isso os povos inventaram desenhos com as sete peças.
Aproveitando o projeto folclore, as turmas de ano 1 estão trabalhando as cantigas de roda e juntamente ao tema, também estão brincando e treinando seu raciocínio com o Tangran. Confira.









Trabalho realizado na turma 1101

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