quarta-feira, 30 de abril de 2014

ALGUÉM O VIU POR AÍ?


sen·so 
(latim sensus, -us, sentido, órgão do sentido, faculdade de sentir, sensação, pensamento)

substantivo masculino
1. Juízo claro. = PRUDÊNCIA, SISO
2. Capacidade para sentir. = SENTIDO
3. Capacidade de pensar. = JUÍZO, PENSAMENTO, RACIOCÍNIO
4. .Direção, rumo.

Bom senso representa equilíbrio nas decisões ou nos julgamentos em cada situação que se apresenta.
O Bom Senso define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir, de adequar regras e costumes a determinadas realidades considerando as consequências e assim poder fazer julgamentos e escolhas.

Para Aristóteles, o bom senso é elemento central da conduta ética, uma capacidade virtuosa de achar o meio termo e distinguir intuitivamente a melhor conduta em situações específicas que, muitas vezes, são difíceis de serem analisadas, cabendo a necessidade de agir e interagir, obedecendo certos parâmetros da normalidade, face uma situação qualquer.

E dentro de uma escola, o que seria o bom senso?
Acima de tudo o que foi explanado na postagem como informação, o bom senso exige de cada um, um potencial crítico que vai muito além de próprias convicções, do seu eu em potencial, e da prepotência. O fato de relacionar-se todo o tempo com diferentes tipos de pessoas, criações, maneiras de pensar e de agir exige que tenhamos um juízo muito maior, atenção e cuidado para lidar com todos os envolvidos; sejam os profissionais que nela atuam como os responsáveis e alunos que dela necessitam. Dentro de uma escola o bom senso nas decisões vai desde a análise da comunidade onde a escola está inserida, a percepção das necessidades das crianças que nela estudam, assim como os deveres e direitos dos profissionais, funcionários e responsáveis que dela usufruem.

Portanto, cada vez que pensarem algo negativo da escola, não esqueçam de realizar uma análise do todo, de se colocar no lugar do outro, de ter em seu poder todas as possibilidades de versões, de comprovar a vericidade dos fatos e principalmente, utilize o bom senso!

Nenhum comentário: