Quem passou pela infância sem curtir as aulas de Educação Física, perdeu a jogada!
Já existe comprovação científica de que a prática de atividade física desde a primeira idade é benéfica ao ser humano e por isso as aulas de Educação Física estão sendo planejadas para serem iniciadas o quanto antes no meio escolar. Quem passou pela infância sem brincar de
pular? Brincar de pular é muito divertido! Tirar os pés do chão, se sentir no ar, a voar, é muito prazeroso. Além do mais, olha quantos benefícios trás pras nossas crianças:
Pular:
★ Desenvolve a coordenação motora
★ Aperfeiçoa o senso de equilíbrio
★ Incentiva atividades em grupo
★ Melhora o ritmo
Vamos ver um pouquinho dessa prática em nossas aulas?
(Fotos fornecidas pela Profª Ana Vital)
Algumas brincadeiras de pular com corda:
Além de uma brincadeira que faz história é também utilizada para manter a galerinha saudável.
1. Pular cobrinha: segure a corda pela ponta e
faça ondulações horizontalmente no chão, começando com ondas pequenas e
aumentando o tamanho gradativamente, sempre desafiando as crianças a saltar sem
deixar que a corda as toque.
2. Aumenta, aumenta: segure com um aluno as
extremidades da corda e desafie as crianças a pular. A corda inicialmente
estará tocando o chão, mas deverá ser erguida toda vez que o grupo todo
conseguir saltá-la.
3. Reloginho: forme uma roda com as crianças e
fique no centro segurando a corda pelas duas pontas. Vá girando e arrastando
uma das pontas pelo chão como se fosse o ponteiro de um relógio. As crianças
devem saltar o ponteiro sem deixar que ele toque seus pés.
4. Zerinho: gire a corda com mais um aluno
enquanto as outras crianças devem tentar atravessar para o outro lado passando
por baixo da corda correndo, sem saltá-la.
Confira também as sugestões da historiadora Maria das Graças
Brandão Soares para cantar com as crianças enquanto brincam:
1. Um homem bateu em minha porta: Um homem bateu
em minha porta e eu abri. Senhoras e senhores, ponham a mão no chão (a criança
que está pulando deve tentar encostar a mão no chão enquanto pula). Senhoras e
senhores, pulem de um pé só (a criança que estiver pulando deve tentar pular
com apenas um pé). Senhoras e senhores, deem uma rodadinha (a criança roda,
ficando do lado oposto). E vão pro meio da rua. (a criança sai para outra
entrar na brincadeira e começar tudo de novo).
2. Roda, Valete e Rei: duas crianças seguram a
corda e cantam: um, dois, três. Enquanto isso, quem está no meio pula,
intercalando os números. Todos continuam cantando: roda, valete, rei, e quem
está pulando tem dar uma voltinha tomando cuidado para não se enroscar. Prosseguem cantando:
quatro, cinco, seis e depois o verso roda, valete, rei novamente. Seguem
contando os números sempre de três em três intercalando com o verso, até alguém
errar.
3. Foguinho: duas crianças devem segurar a corda
enquanto uma pula. A brincadeira consiste em acelerar a velocidade quando falam
a palavra "foguinho". Duas pessoas giram a corda enquanto as crianças
cantam: Salada, saladinha Bem temperadinha Com sal, pimenta, fogo e foguinho!
4. Seu namorado: as crianças entram com a corda em
movimento sem tocála e vão cantando as perguntas: Qual a cor do seu namorado
(a)? Negro, branco, louro ou moreno? Qual a cor dos olhos dele (a)? Verde,
azul, castanho ou preto? Quantos anos ele (a) tem? É dado o início da contagem:
um, dois, três etc. até o jogador errar, isto é, tocar a corda em movimento. Vence o que for até o maior número.
5. O padeiro: duas crianças seguram uma corda,
cada uma de um lado, enquanto outra pula no meio (se a corda for grande mais
crianças podem pular) e começam todos a cantar: Quem é? / É o padeiro. O que
quer? / Dinheiro. Pode entrar que eu vou buscar o seu dinheiro, lá debaixo do
travesseiro na cama de solteiro. As crianças que estão segurando a corda devem
começar a bater mais forte, enquanto contam o número de vezes que giram a corda
até alguém errar ou tocar
Nenhum comentário:
Postar um comentário