segunda-feira, 5 de outubro de 2015

UM DIA PARA SE GUARDAR



No dia 30/09 de 2015, a Escola Municipal Gastão Monteiro Moutinho realizou sua FLIG – I Feira Literária da Gastão, reunindo pais, alunos e equipe escolar. Esse evento literário envolveu a todos de forma efetiva, o que contribui para fomentar o desejo e o gosto pela leitura, provocando, em alunos e professores, a vontade de embarcar no conhecimento de autores e na leitura de suas obras. 

Apresentando um trabalho sério, com profissionais comprometidos em contribuir com uma educação de qualidade para seus alunos, o apoio está sempre presente a cada dia, na intenção de, através do carinho, da escuta, do incentivo e da atenção, promover vitórias pedagógicas e por que não dizer, vitórias conquistadas também na vida, quando cada aluno com dificuldade desperta e vence o desafio do mundo escrito.

A FLIG se tornou um projeto fixo da unidade escolar e, nesse ano, integrou-se ao Projeto Rio: 450 anos, relendo a história, conduzindo o presente, reescrevendo o futuro, em sua sistemática. Teve como objetivo apresentar aos alunos, autores cariocas. Chico Alencar, Sônia Rosa, Sylvia Orthof, Vinicius de Moraes, Bia Bedran, Cecília Meireles, Ana Maria Machado, Machado de Assis, que foram estudados oportunizando conhecimento das biografias e principais obras. Foram dois meses de envolvimento e desenvolvimento, tendo cada professor elaborado tarefas que não só ficaram no espaço da sala de aula. Foram muitas leituras ao ar livre, idas ao laboratório de informática, pesquisas, concurso de desenho, produções textuais e artísticas – pinturas, esculturas, dança, coral e teatro.

A Educação Infantil apresentou danças inspiradas nas músicas da Arca de Noé, um CD de músicas de Toquinho e Vinícius.



Integrantes das turmas de 6º e 5º ano apresentaram a peça A agulha e a Linha e cantaram a música "Faça da leitura o seu dia a dia", com acompanhamento de uma violonista e olhar atento de um novo parceiro da escola, que de forma voluntária os ensaiou e dirigiu juntamente com as professoras da Sala de Leitura.
 








Além de propiciar cultura, a FLIG também contou com dois momentos informativos. Simultaneamente, enquanto a exposição dos trabalhos acontecia nas tendas do pátio de entrada, duas profissionais foram convidadas a abordar temas de interesse do publico presente: Autismo e Saude – Alimentação Saudável, Cuidados Higiênicos.



Ambas as palestras foram ministradas por profissionais de exímio gabarito, que de forma voluntária aceitaram o convite para participar do evento.



Uma professora poetisa da rede também esteve presente e, divulgando seu novo livro “Poesias para usar na escola”, teve seu poema “Somos todos iguais”, lido por uma integrante da GED da 7ª CRE, que veio prestigiar o evento.



Foi promovida uma ação de doação de livros, “No trenzinho da leitura nós nos divertimos”, onde os participantes da Feira Literária puderam folhear os exemplares e levar para sua casa os livros que tivessem interesse, sendo essa mais uma ferramenta de incentivo à prática da leitura, acompanhamento extra escolar e união da família.

  

Os agentes educadores foram ótimo contadores de histórias!

 



Para finalizar a Feira, os alunos tiveram um momento descontraído de integração e brincadeiras,com a presença de animadores. 















A FLIG foi visitada por 250 responsáveis e pode-se dizer que a cada novo Projeto idealizado, a cada croqui feito e posteriormente concretizado da maneira desejada, cada integrante da escola fortalece a certeza de que o caminho da civilidade e cultura pode e deve ser parte integrante de um currículo escolar robusto para a formação do indivíduo.











O trabalho da equipe da Escola Gastão Monteiro Moutinho foi primoroso, oriundo de muita dedicação e carinho resultando mais uma vez em objetivo alcançado!












Alunos felizes, responsáveis gratos e cientes de que seus filhos estão em boas mãos, professores realizados e crentes de que nada é impossível quando se faz parte de uma equipe de trabalho entrosada e amiga para se trabalhar.

FLIG, um sucesso a ser repetido anualmente! 

Nenhum comentário: