sexta-feira, 17 de julho de 2020

segunda-feira, 13 de julho de 2020

SEMANA DE 13 a 17/07

Olá alunos e responsáveis!
As atividades da semana já foram liberadas no app da SME.
Você pode acessar de qualquer aparelho que possua acesso à internet.
Já está acostumado a usar? Parabéns!
Nunca entrou? Ainda é tempo! Terão  muitas atividades ao seu alcance
que foram lançadas no decorrer de todas essas semanas de isolamento que vivemos.
Corre lá!
Clica imagem abaixo e bom estudo!

quinta-feira, 9 de julho de 2020

VOCÊ SABIA?

Olá!
Temos mais uma opção de entretenimento guiado com objetivo de auxiliar ludicamente os estudos no período.
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, fechou uma parceria com o Instituto Alfa e Beto, instituição que trabalha com soluções educacionais para impulsionar a aprendizagem, e os alunos da Rede Municipal de Ensino ganharam acesso livre a jogos digitais com foco na alfabetização. Esta parceria é sem custos para os cofres do Município e quatro jogos educativos já estão disponíveis para os estudantes. municipais.
Os jogos são indicados para alunos da pré-escola aos que cursam até o final do primeiro segmento do ensino fundamental. Eles proporcionam à criança uma interação com conhecimentos adequados para a sua idade, como tabuada e leitura.
Os jogos estão disponíveis para download nas lojas virtuais Google play e Apple Store no link https://mailchi.mp/f4ed03c94cd1/download-jogos-alfaebeto.
Os jogos oferecidos são os abaixo:
- Tabuada na fazenda - na fazenda dos personagens Alfa e Beto, a criança aprende e pratica a tabuada, assim como resolve desafios matemáticos sozinha. Recomendado a partir dos 6 anos de idade, 1º ao 5º ano (contém as 4 operações).
- Flui, a cidade das palavras - fatos misteriosos estão acontecendo na cidade. As crianças de Flui chamaram os heróis Alfa e Beto para ajudá-las a disputar o grande desafio: quem será o apresentador do telejornal da TV FLUI? Voltado para os recém-alfabetizados, este jogo investe no desenvolvimento da fluência de leitura dos alunos por meio de brincadeiras, desafios, trava-línguas, palavras cruzadas e exercícios da leitura em voz alta. Recomendado para crianças alfabetizadas e alunos até o final do ensino fundamental (jogos e brincadeiras para desenvolver fluência de leitura).
- Ilhas do Alfabeto - prepare-se para uma viagem às Ilhas do Alfabeto! O jogo incorpora todas as habilidades necessárias para a criança se alfabetizar por meio de conhecimento das letras, consciência fonêmica, princípio alfabético, decodificação e fluência de leitura. O app também dispõe de mecanismos de reconhecimento de voz, o que permite à criança desenvolver progressivamente a velocidade na leitura. Recomendado para Pré-escola II e 1º ano. Também para alunos não alfabetizados.
- Craque da Leitura - treinar e incrementar a fluência de leitura é uma tarefa bem divertida. São mais de 100 títulos, divididos em 5 áreas de conhecimento e 5 níveis diferentes de leitura. Veja como esses livros animados podem despertar a imaginação da criança, aumentar seu conhecimento e desenvolver sua capacidade de leitura. Indicado para crianças a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.

segunda-feira, 6 de julho de 2020

LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO COMPLETA CINCO ANOS


Hoje, seis de julho, a Lei Brasileira de Inclusão – LBI (Lei Federal nº 13.146/2015) completa cinco anos de criação.
Em 2015 o texto da LBI prevê uma série de direitos e deveres ao segmento da Pessoa com Deficiência e tem como base a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.A lei tramitou por 15 anos no Congresso Nacional, período em que recebeu contribuições de especialistas e de pessoas com deficiência de todo o país, até ser sancionada. Em seguida, foram mais seis meses para entrar em vigor e hoje nos questionamos o que mudou e o que tem mudado.
Como você reage a esse assunto?
Se coloca no lugar do outro quando assiste algum ato de discriminação?
Como a escola tem recebido esses alunos?
E você, aluno e responsável, como reage ao interagir com as pessoas portadoras de necessidade?
As acolhem, incluem ou excluem?
As ajudam ou ignoram?
O progresso dos nossos alunos incluídos acontece e o olhar sobre as avaliações devem ser regidos partindo do princípio do aluno sendo o centro da análise. Qual foi o avanço que ele teve em comparação a ele próprio?
São muitas questões e elas estão vindo à tona. Que bom!
Nossa escola tem uma sala de recursos, uma professora muito dedicada, competente e carinhosa.
Conta também com estagiários que os acompanham.
O que pudermos fazer para que a escola seja cada vez mais um ambiente acolhedor e feliz para nossos alunos, faremos.
Um viva para a inclusão!