quinta-feira, 27 de junho de 2013

INCLUSÃO

Ainda que haja legislação que preconize o atendimento às pessoas com necessidades especiais, sabemos que grande parcela da população se encontra excluída e segregada, não recebendo atendimento adequado para que ocorra sua inclusão na sociedade. É preciso criar oportunidades para que um deficiente se insira na sociedade de forma igualitária podendo exercer sua cidadania com dignidade.
 O Brasil é um país evoluído em termos de legislação e que há grande facilidade de acesso a ela. Porém, se analisarmos o meio urbano, podemos observar que nem a arquitetura da nossa cidade e escolas, não foram projetadas para a diversidade, pois a presença constante de obstáculos e barreiras arquitetônicas, inexistência de rampas de acesso, sinalização, sanitários adaptados, não são condizentes com o contexto educacional inclusivo e mesmo assim, a escola monta estratégias e dá conta de incluir essas pessoas.
Sabemos que ainda existe muito preconceito quando falamos em deficiência. Muitas pessoas ainda permanecem em seus lares, escondidos por suas famílias. Por isso, é importante que a acessibilidade não seja somente de ordem física, mas também priorize a sociabilidade e o convívio dentro do ambiente escolar, que acaba sendo uma das primeiras ações capazes de promover sua inserção no meio social.
A nossa escola, em particular, conta com uma sala de recursos que atende a diversas necessidades especiais dentre elas, alunos com déficit intelectual (transtorno global de desenvolvimento, autismo, déficit de atenção e hiperatividade, psicose infantil) e déficit motor (paralisia cerebral parcial e total com paraplegia). Com professores específicos, esse atendimento ocorre em dois turnos com subdivisão de horários para cada aluno, com o fim de proporcionar uma aprendizagem diferenciada usando recursos próprios para cada criança de acordo com suas necessidades. 





Dentre as várias atividades realizadas, exercícios para desenvolver coordenação motora, postura e movimento, são realizados a fim de otimizar o processo de aprendizagem. Um acervo de recursos e materiais pedagógicos para este público específico também são utilizados. O acompanhamento deste aluno na sala de aula, ajuda no desempenho e socialização do mesmo. Não podemos deixar de citar que a busca de conhecimento sobre as deficiências desses alunos é contínua por conta dos professores, que apesar de não serem preparados especificamente para esse trabalho, acolhem o aluno de uma maneira muito especial e fazem de tudo para a realização de um bom trabalho, sem também deixar de citar, os professores regentes de sala de aula, que mesmo tendo suporte de estagiárias, além de necessitar suprir a necessidade do aluno especial, dar conta de todo um contingente que recebe e acolhe com entusiasmo e companheirismo estes alunos especiais.
Deixamos também nosso apoio e carinho a todos os responsáveis de nossos alunos integrados, que diariamente persistem na luta pelos direitos de seus filhos.
Abaixo, a listagem de nossos 14 alunos integrados: Nathália Ribeiro, Mariane da Silva, Gustavo Gabriel, Letícia Freire, Ana Clara Reis, Jamile da Silva, Yzadora Vyctória, Eric Esteves, Napoliana Magalhães, Carlos Augusto, Yuri Sant´Ana, Ysabella Dantas, Ana Beatria e Kelly.

terça-feira, 18 de junho de 2013

REFORÇO ESCOLAR


Nossa escola possui reforço escolar, através do voluntariado da Professora Herli que carinhosamente atende os alunos que necessitam. Reforçar o aprendizado dentro das escolas é um caminho a ser seguido, mas, caso o aluno ainda não tenha acesso ao reforço escolar, devido a dificuldade de horário e condução, acreditamos que os pais e responsáveis devam ser avisados pelo professor e juntamente com ele, saber detectar a necessidade de seu filho e quais estratégias devem ser adotadas para que a criança seja auxiliada de alguma forma.
Sabemos que muitos dos responsáveis também possuem suas dificuldades tanto de tempo de acompanhamento como em muitas das vezes, dificuldade também no conteúdo em que o filho está. 
Por isso, seguem aqui algumas dicas:

Como perceber que o aluno necessita de ajuda?
Quando as primeiras notas do ano estiverem muito baixas, acompanhadas de baixo estímulo e interesse. As dificuldades podem ser percebidas diretamente pelos pais ou informadas pela própria escola. Verifique com a professora e coordenação da escola se seu filho tem dificuldade e estimule o aluno a gostar de ler e estudar.

Como ajudar o aluno com dificuldades?
Desde o início do ano, é imprescindível que os pais acompanhem o dia a dia escolar de seus filhos, fiscalizando a realização dos deveres de casa (que servem como reforço de aprendizado das matérias lecionadas em sala), a conclusão de trabalhos de pesquisas, e detectando em qual matéria o aluno apresenta maior dificuldade. A partir da dificuldade descoberta, trabalhos específicos devem ser elaborados, de maneira diferente, utilizando métodos diversificados para que esse aluno consiga obter o entendimento e melhore seu rendimento.

Sabemos que não é fácil, mas é função da unidade escolar, propiciar meios para que a criança aprenda, e por isso, assinamos o pacto da educação contra o analfabetismo. Porém, assim como também é dever do responsável, acompanhar o desenvolvimento de seu filho.
Mais uma vez fica exposta a necessidade da união escola/ responsável/ comunidade para o sucesso de todos.
Seguem algumas fotos das crianças em seu momento de aula de reforço.




quarta-feira, 12 de junho de 2013

DIA DO BRINCAR

No dia 28 de maio, nossas crianças da Educação Infantil tiveram um dia diferente.
Diferente no sentido da brincadeira, pois as próprias crianças construíram seus brinquedos para brincar.
Nas aulas de Ed. Física, os alunos já exercitam a vivência corporal com brincadeiras de piques, corda, bambolês, amarelinha, entre outras brincadeiras que adoramos relembrar. Mas, em especial, e por estarmos trabalhando como eixo temático do bimestre, o Meio Ambiente, pensamos em unir arte, coordenação motora, materiais reutilizáveis e o exercício de valorização por aquilo que cada um constrói mediante suas capacidades. Depois as crianças aproveitaram seus brinquedos e até os levaram para casa! Vejam o que foi desenvolvido...

Confecção do bimboquê com garrafas pet e tampinhas




Confecção da bonequinha de papel com sobra de retalhos, 
ilustrando o livro lido: Maricota sem dona


Confecção da peteca com sacola de mercado





terça-feira, 4 de junho de 2013

PORTAL RIOEDUCA

Na terça-feira, dia 14 de maio, estivemos no Portal da Prefeitura com o Projeto Alfabetário Poético. Confira! Segue abaixo a reportagem na íntegra. Não deixem de ler os poemas criados pelos alunos, na apresentação de slides. Estamos muito orgulhosos!

Criando e Aprendendo com o Alfabetário Poético

Tags: 7ªcre, projetos.

A E. M. Gastão Monteiro Moutinho
 está localizada na Taquara, em Jacarepaguá, 
e atende crianças da Educação Infantil 
ao 6º ano do Ensino Fundamental. 
O Projeto Político Pedagógico 
Para que a Escola nos Dê Cidadãos
tem como objetivo, tornar o aluno 
um ser participante, ativo na busca pelas soluções
dos problemas atuais, desenvolvendo
sua autoconfiança 
 e capacidade criativa.

Durante o primeiro bimestre, uma das atividades significativas
da Escola Gastão Monteiro Moutinho foi a criação
do Alfabetário Poético por alunos do 6º ano experimental. 
A atividade foi elaborada pela professora Margarete Pires Bastos
nas aulas de português nas turmas 1601 e 1602.





Com a comemoração do aniversário da cidade,
a professora falou sobre os pontos turísticos,
as belezas naturais da cidade e o ar poético que a inspira.
As crianças realizaram poemas sobre os pontos turísticos
 da cidade e adoraram a brincadeira.

Com o objetivo de aumentar o vocabulário,
a professora Margarete idealizou o alfabetário poético
para ilustrar a sala e aproveitar o entusiasmo.
As crianças colaboraram com a ideia do início ao fim.
Inicialmente, duplas foram formadas para a confecção das poesias
 e todos ajudaram na montagem e exibição do material.

Mural com as poesias dos alunos dentro da sala de aula.

A Escola Gastão Monteiro Moutinho
tem como missão desenvolver o aluno enquanto indivíduo social,
cognitivo e existencial através da prestação de um serviço sério,
focado em objetivos e metas educacionais
preparando-o para os desafios da vida adulta.


Conheça um pouco mais do projeto político pedagógico da unidade escolar:
OBJETIVOS GERAIS DA UNIDADE ESCOLAR
GASTÃO MONTEIRO MOUTINHO

  • Desenvolver o pensamento crítico e a
    participação do indivíduo na Sociedade
    formando cidadãos conscientes a partir
    da compreensão da importância da
    comunicação nas relações sociais,
    na relação do homem com a natureza e consigo mesmo.
  • Compreender a cidadania como
    participação social e política,
    assim como exercício de direitos
    e deveres políticos, civis e sociais,
    adotando no dia a dia atitudes
    de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças,
    respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito
  • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e
    construtiva nas diferentes situações sociais,
    utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos
    e tomar decisões coletivas.
  • Conscientizar-se de seus direitos e deveres
    enquanto cidadão, pois a partir do momento
     em que se percebe sujeito do processo histórico,
    social, cultural e político, o ser humano
    apropria-se da realidade material intervindo
     em prol da melhoria da qualidade de vida.
  • Utilizar as diferentes linguagens – verbais, matemáticas,
     gráficas, plásticas e corporais – como meio
    para produzir, expressar e comunicar suas idéias,
     interpretar e usufruir das produções culturais em
    contextos públicos e privados, atendendo
    a diferentes intenções e situações de comunicações.
  • Questionar a realidade formulando problemas
     e tratando de resolvê-los, utilizando para isso
     o pensamento lógico, a criatividade, 
  • a intuição, a capacidade de análise crítica,
    selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
  • Aproveitar todos os espaços
    oportunizando a participação da comunidade escolar
     dentro do processo ensino-aprendizagem como agente consciente.
  • Construir o saber a partir da realidade e experiências
    vivenciadas confrontando a realidade social
    e a compreensão crítica dos acontecimentos,
    possibilitando a todos escrever e, coletivamente,
    transformar a sociedade.
  • Despertar o interesse envolvendo toda
     comunidade escolar para um diagnóstico participativo.
    Com o início do ano letivo e durante todo
    o período escolar fornecendo novos elementos
     para a reconstrução do planejamento,
    tornando uma escola prazerosa.

OBJETIVOS IMEDIATOS

O aluno deverá ser capaz de:
• Numa situação autêntica de comunicação,
estabelecer contato com o mundo que o cerca e,
consequentemente, com outros valores, outras culturas,
outras realidades, outras formas de ver o mundo;

• Reconhecer as diversas linguagens,
modo de sentir, pensar, ver e viver a vida;

• Expressar-se em diferentes linguagens
e ter vontade de conhecer seu próprio corpo,
suas emoções e saber lidar com elas,
perceber que ele vive dentro de grupos
e como tal ele tem responsabilidades;

• Despertar a consciência ecológica,
observando as transformações da natureza,
o trabalho em que o homem modifica a natureza
 e os reflexos dessas mudanças para a humanidade.


Apresentação em slides do Alfabetário Poético.


 A proposta pedagógica do ano letivo de 2013
 está baseada no investimento da leitura e da escrita
a fim de construir um alicerce firme do educando, 
objetivando o alcance da auto-segurança e auto-estima, 
fortalecendo-o para qualquer desafio pedagógico. 
Desta forma, atividades, como a criação do Alfabetário Poético, 
estão inseridas dentro do Projeto Político Pedagógico
e visam fortalecer e qualificar cada vez mais
 o aprendizado dos alunos.

Pode-se dizer que ensinar é um ato de sensibilidade,
cabendo ao profissional ter a percepção
e disposição para aproveitar
os ganchos trazidos pela própria demanda do educando,
transformando em aprendizado
 todo e qualquer ensinamento (Glauce Fontes).



Turma 1601 que participou da criação do Alfabetário Poético.